segunda-feira, 18 de junho de 2012

O “Estar Longe de Casa” Impresso nos Sentimentos do Bailarino


Cá estou dentro deste contexto de pesquisa, juntamente com meus colegas do Boca de Cena, querendo resultar na criação conjunta de um documentário sobre o grupo de dança-teatro Tatá Dança Simões. Bom, o que este documentário irá abranger é exatamente o que temos pesquisado. Decidimos, para isso, dividir os nossos olhares, tornando-os mais específicos de forma que cada integrante do Boca de Cena estivesse responsável por observar alguma peculiaridade no Tatá.

Meu foco está em perceber como os artistas se sentem com relação a estarem longe de suas casas, uma vez que grande parte dos atores-bailarinos do Tatá são de outras cidades do Rio Grande do Sul ou até mesmo de fora do estado. Na última apresentação do grupo, realizada no CTG Vinte de Setembro, em Piratini, foi espontânea a forma como percebi dois integrantes, alunos do curso de teatro, conversando sobre estarem hoje em Pelotas, distantes das suas casas, das suas cidades, da família e de amigos. Nisso, uma integrante do grupo perguntou ao seu colega se ele gosta da cidade de Pelotas. "Gosto dos amigos que fiz em Pelotas", foi a resposta dele. 


E essa foi a primeira anotação/percepção que fiz referente a esta pesquisa das sensações de estar em um novo lugar, num novo contexto e com outras pessoas e relações. O processo de eu estar percebendo os artistas do grupo dentro dessa perspectiva faz com que eu fique mais atento as relações espontâneas que surgem entre eles, muita coisa interessante para o documentário começa a nascer a partir daí.

Fotos: Ana Laura Paiva
Postagem: Lumilan Noda

Nenhum comentário:

Postar um comentário