sexta-feira, 6 de abril de 2012

“Que é uma situação dramática?”, de Elienne Souriau


   Como pesquisadora do projeto, achei interessante compartilhar alguns de meus fichamentos, em minhas leituras sobre situações dramáticas, o ponto que mais me chamou atenção foi para a estrutura de roteiro no teatro, construção para encenações. Esse fragmento do texto da algumas indicações ao ator de como experimentar direção na função inicial do trabalho.

(As 36 situações dramáticas de Polti por, Roberto Mallet)
Situação dramatica n° 14 . RIVALIDADE ENTRE PARENTES - um Parente preferido, um Parente rejeitado, o Objeto da rivalidade - A gaivota
Situação dramatica n° 20 . AUTO-SACRIFÍCIO POR UM IDEAL - um Herói, um Ideal, um "Bem" ou uma Pessoa ou uma Coisa sacrificada - Dama das camélias,

   Neste capítulo, ele desenvolve as 36 possibilidades de dramaticidade, ele comenta que alguns autores mais recentes dizem que a fórmula é engessada e propõe as 200 mil formas de roteiro (Gozzi, Goethe e Polti), a partir destes raciocínios ele começa a vir dos preceitos mais básicos do entendimento humano, construindo a ideia de aprendizagem cultural, ele cita o exemplo de um conto árabe.
   Convenção sustentado pelo conteúdo da caixa, esta convenção é que entendemos sobre o ato teatral. O conteúdo da caixa é o espaço cênico palco é onde a ação acontece, neste espaço, o espectador compreende todos os símbolos ali proposto, cada pausa de uma cena para a outra e a pausa dos próprios personagens, transformando isto em um significado de suporte, distinto as outras artes aonde o meio físico fica mais claro, como este mesmo autor cita.
   No texto, ele explica as relações de microcosmo e macrocosmo cênico e suas integrações com a caixa cênica, é aonde ocorre o centro de interesse dramático. Ele reforça as relações do que está dentro e fora da cena. Neste ponto ainda o autor discute a importância de um dos preceitos de construção de personagem para a criação de uma história, que e jogar com eles, é o mesmo preceito de quase todos os autores de roteiro/dramaturgia, citando um em especial Sid Fields, que também considera a construção de personagens e logo após o jogo entre eles uma forma de construção de história.
   Os elementos q formam uma dramaturgia teatral vai além de conceber um texto, vai muito mais além, vai das escolhas e das influência que as artes exercem, em especial a nova arte que é o cinema.
  Ele vai ainda nos elucidar dizendo que a drama é ação, e que isto é a alma do teatro, a mola impulsionadora de tudo.
   Em um dos parágrafos ele relembra a herança do teatro espanhol, para a dramaturgia, todo o jogo serve para afirmar que existi um protagonista e meios que o legitimem, seu meio social que conduz a ação ao drama. O drama é ação em todos os gêneros teatrais, como na comédia tem seu dramas.

Postado por Tatiana Duarte

Um comentário: