quarta-feira, 4 de abril de 2012

Primeiras impressões

   Em pouco mais de três semanas de projeto, essa é a primeira vez que venho falar das atividades do Boca no blog. O tom desse primeiro post será mais pessoal, pois quero falar sobre minhas impressões e experiências como novata. Desde que entrei e o projeto retomou suas atividades, já tivemos oficina de roteiro e estamos focados na produção do documentário que vamos fazer sobre o projeto Tatá.
   Na segunda-feira dessa semana, o Boca de Cena se reuniu para uma oficina ministrada pela Alexandra. O propósito dos exercícios era promover a interação e contato entre a equipe, já que iniciamos o ano com muita gente nova, sendo eu, uma delas.
   Na oficina, nos dividimos em cinco duplas e no primeiro exercício nosso parceiro teve que fazer uma massagem em nosso corpo e depois revezamos. Trabalhamos com a mesma dupla durante toda a oficina, e um dos exercícios envolviam a confiança no parceiro, como andar pela sala, com os olhos vendados e guiados apenas pela voz do companheiro. A parte mais curiosa da oficina, ao meu ver, foi a hora em que nos transformamos em câmera e nos deixamos ser dirigidos pelo outro. Aplicamos nossos conhecimentos na linguagem cinematográfica e criamos uma narrativa a partir das indicações de filmagem do diretor, depois disso, tínhamos duas versões de uma mesma história: a do criador/diretor e a do câmero. Depois, utilizando o recurso que preferiu, tivemos que contar aos outros do grupo a visão que tivemos do que foi filmado. O resultado? Tivemos histórias em quadrinhos, música, interação de desenho e corpo, apresentações corporais, uma variedade grande de formas narrativas.
   Já nessa quarta-feira, nos reunimos para uma "sessão filminho favorito". Cada um de nós teve a difícil tarefa de escolher uma cena de seu filme favorito e apresentá-la, isso serviu para nos conhecermos melhor e ampliarmos nosso conhecimento em filmes. Teve Chaplin com O Circo, o atual O Artista, o clássico Crepúsculo dos Deuses, o nostálgico Cinema Paradiso, o belo Amelie Poulain, a animação em stop motion Coraline, o documentário maravilhoso O Inferno de Henri-Georges Clouzot e O Pássaro Azul.

O Inferno de Henri-Georges Clouzot

   Eu, particularmente não conhecia todos os filmes apresentados, e posso dizer que o que mais me atraiu foi o documentário sobre o diretor Henri Clouzot, devido à maravilhosa estética que utilizaram, mas o que posso dizer é que vale a pena conhecer todos os filmes citados aqui.
   Essa semana encerramos nossas reuniões, mas continuamos em atividades. Já posso adiantar que para semana que vem teremos uma nova sessão de filmes e a mateada ao som das poesias de Simões Lopes Neto, nas charqueadas, ou seja, será uma semana bem agitada e cheia de novidades, então, aguardem.

Postado por Tatiana Sato

Um comentário:

  1. Muito legal teu post Tati Sato. Que bom, que estamos juntos neste projeto.
    Tatiana Duarte.

    ResponderExcluir