quarta-feira, 18 de abril de 2012

CineFilo, Ciclo de Cinema e Filosofia

   “O homem é esse animal louco cuja loucura inventou a razão”, sentenciou o filósofo e psicanalista Cornelius Castoriadis. [...] Numa época marcada pela massificação e pela compreensão do homem como uma máquina regulável quimicamente, é sintomático que renomamos cineastas que tenham se preocupado com o “animal louco” que governa bélica e economicamente o mundo. ”

Luís Rubira, coordenador do Ciclo e professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFPel


   No dia 23 de março, o Cinefilo, Ciclo de Cinema e Filosofia, coordenado pelo professor Luís Rubira, retornou às suas atividades com a temática “A Filosofia e o Cinema Psicológico” e está em sua terceira edição. O Ciclo teve início no segundo semestre de 2010, falando sobre “A Filosofia e o Cinema Político”. E em 2011, o ciclo estendeu suas atividades pelos dois semestres do ano, falando sobre “A Filosofia e o Cinema Religioso”.
   Desde 2010 eu venho acompanhando o Cinefilo, não sou uma frequentadora ativa, pois preciso intercalá-lo entre as minhas aulas. Tive conhecimento do Ciclo quando vi um cartaz na fila do Restaurante Universitário e me interessei bastante por ele, pois gosto muito dessa questão da interdisciplinaridade e, como estudante de cinema, achei que um ciclo como esse só teria a acrescentar na minha formação. Logo na primeira sessão que fui gostei muito, principalmente da “cereja do bolo”, que seria o debate que acontece logo após cada exibição. Achei bem interessante a questão de, apesar de ser um ciclo de cinema e filosofia, o público não é composto apenas por estudantes de cinema e da filosofia, proporcionando assim um debate muito mais rico e interessante.


Abertura o III Cinefilo, no dia 23/03, com o filme Apocalypse Now

   Esse ano, o Ciclo já exibiu os filmes Apocalypse Now, Nascidos Para Matar e Laranja Mecânica, e nessa sexta-feira, o Ciclo realizará sua quarta exibição no ano com o filme Taxi Driver (1976), do diretor Martin Scorsese.
   O Ciclo acontece todas as sextas-feira, no auditório do Centro de Integração do Mercosul (Rua Andrade Neves, 1529), às 20 horas. Para garantir um lugar no público, basta retirar uma senha no próprio Mercosul durante o horário comercial no dia da exibição. Com uma programação que vai até o dia 7 de dezembro, o Cinefilo tráz, semanalmente, a exibição de um filme com a proposta do Ciclo e promove um debate após a exibição.
   Para conferir a programação completa do Ciclo, é só clicar AQUI.

O quê? Cinefilo, Ciclo de Cinema e Filosofia;
Onde? Auditório do Centro de Integração Mercosul;
Quando? Todas as sextas-feira, às 20:00;
Quanto custa? Nada! A entrada é franca, você precisa apenas retirar sua senha no Mercosul durante o horário comercial.


Tatiana Sato

Nenhum comentário:

Postar um comentário