sábado, 19 de julho de 2014

Plano da Oficina Invólucros do Qorpo

Oficina: Invólucros do Qorpo
Projeto Boca de Cena

Ministrantes: Joanderson Floriano, Juliano Gass, Tatiana Duarte, Tatiana Sato.
Orientadora: Prof. Alexandra Dias
Orientador do projeto: Thiago Rodeghiero
Público-alvo: alunos do ensino médio ou entre de 14 a 18 anos
Tempo estimado: 1 hora (2 períodos)



Plano de aula das oficinas nas escolas para o segundo semestre pelo programa PROEXT 2014. Onde o projeto apresentará mostra de trabalho e oficinas nas escolas de Pelotas.

1. Súmula: A oficina pretende aproximar os estudantes de uma noção de cena contemporânea que busca meios transdisciplinares em suas manifestações a partir da intersecção cena-vídeo-foto através de experimentos visuais e corporais em sala de aula.
2. Objetivo Geral:
- Aproximar os estudantes de uma noção de cena contemporânea que busca meios transdisciplinares em suas manifestações a partir da intersecção cena-vídeo-foto.
3. Objetivos específicos: 
- Experimentar possibilidades para a cena a partir da intersecção com o vídeo-foto-chroma-key;
- Apresentar a técnica de chroma-key como possibilidade de um cenário dinâmico para a cena;
- Promover a apropriação dos estudantes do espaço escolar a partir do olhar registrado na câmera;
- Estimular o processo criativo para cena através de materiais visuais pré-estabelecidos (foto-cenário e objetos);
- Estimular os alunos a investigarem a dramaturgia de Qorpo-Santo que foi o que inspirou o processo do projeto.
4. Metodologia:
A metodologia da aula propõe uma aproximação entre a cena e a docência onde os professores irão instigar o processo criativo dos alunos a partir da performance, ou seja, os professores irão performar a fim de que isso desperte nos alunos o interesse na criação cênica.
Desta maneira, a oficina começará com uma performance dos professores  chamada “Invólucros do Qorpo” para que depois os alunos possam experimentar o conteúdo proposto pela aula. O trabalho originou-se a partir da investigação em torno da dramaturgia de Qorpo-Santo, autor gaúcho ainda pouco conhecido mas tido como precursor do teatro do absurdo.
Com isso, pretende-se que os alunos se aproximem de elementos da cena contemporânea a partir do fazer artístico dos próprios professores.

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