quarta-feira, 16 de abril de 2014

O conhecimento Através da observação

Nos dias 11,12 e 13 de Abril, eu fui para Itaqui/RS participar do 15° Festival Itaquiense de Teatro Amador para trabalhar como iluminador na peça teatral "Lua de Renda". A princípio era mesmo a trabalho, e pensei que fosse somente realizar minhas tarefas e depois iria voltar para casa. Porém não bem isso que ocorreu.
O grupo ao qual eu estava a trabalho optou por ficar até o ultimo dia para que os seus integrantes pudessem também apreciar o trabalho de outros artistas, o que para mim foi ótimo já que hoje estou fazendo a disciplina de Crítica no curso de Teatro na Universidade Federal de Pelotas, então penso que seria de extrema importância para o crescimento do meu conhecimento na área. 

No fim do ultimo dia tive a honra de assistir ao espetáculo "Maldito coração me alegras que tu sofras" Direção e atriz Flávia Cassol do Teatro Grupô. Grupo da cidade de Santa Maria que nasceu durante a disciplina de Direção dentro do curso de Teatro da Universidade Federal de Santa Maria.

Cartaz da estréia do espetáculo na UFSM

Durante todo o espetáculo observei que existia um trabalho muito forte de partitura corporal mas que também era desenvolvido dentro de uma estética voltada para a performance, o que até então estava sendo incrível já que eu nunca tinha me deixado perceber e analisar um espetáculo, durante a realização do mesmo. O mais impressionante foi o fato de que essa "analise" ocorreu de forma natural, sem que me fizesse perder o foco do que estava sendo apresentado. Isso me levou a crer que além de minhas práticas teatrais, meus estudos na disciplina de Crítica, o contato que venho tendo com a Performance dentro do Projeto Boca de Cena está me levando a desenvolver um outro senso crítico e analítico sobre as obras que observo, e aqui não me refiro somente a teatro, me refiro também as outras formas de arte. 
Quando sai do espetáculo fui até o debate, e lá só reforçou este pensamento, pude expor minha opinião sobre o processo da atriz, sobre o produto exposto e ainda pude refletir sobre a obra. Tudo que vi, senti e refletir a partir da obra hoje me faz acreditar que o caminho que tenho a trilhar é longo, e há muito o que aprender e observar é também uma forma muito rica de se aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário