segunda-feira, 11 de junho de 2012

Produzindo Vinheta para o Quadro "Nem Te Conto"

Nesta última quarta-feira (06) nós, do Projeto Boca de Cena, demos início à construção da vinheta para o novo quadro "Nem Te Conto", partindo de uma ideia já antes pensada e de um breve esboço desenhado em papel branco. A proposta parece simples: produzir o vídeo utilizando, para isso, da técnica de animação chamada Rotoscopia. Feito a primeira parte, o próximo passo seria pintar os frames na parede, um a um, para tentar resultar num tipo de obra semelhante a esta do artista argentino Blu:



Um desenho por cima de cada frame de vídeo gravado é o que dará, na nossa versão, o efeito de movimento das imagens. Em específico para a nossa concepção julgamos necessária a atuação de um modelo que realizasse a movimentação corporal e, posteriormente, a passagem desse vídeo para animação. Concluídas tais etapas, passaríamos então para a retirada da animação da tela do computador para pintá-la na parede (com o auxílio de um projetor).

Os Movimentos
Na foto: Tatiana Sato transferindo da projeção para a parede os frames
A linha de ação para a qual eu (Lumilan) emprestei meus movimentos já havia sido estabelecida antes do dia de gravarmos, pelos integrantes do projeto. Foram escolhidas as seguintes ações: pular, cair agachado no chão, levantar, pular saltando para mais a frente e ficar de pé (considerando como se, na última parte, o corpo estivesse transformando-se num megafone). Eu repeti algumas vezes até que a movimentação se tornasse mais fluente no meu corpo. Além disso, o Eduardo fez uma recomendação que ajudou para eu tornar os meus movimentos mais expressivos: ele me explicou que, para a animação, tudo deve ser muito carregado de exagero para que surte em algum efeito interessante o trabalho. Foi quando ele sugeriu que, antes que eu iniciasse qualquer dos movimentos, eu procurasse fazer o movimento contrário, o que resultou numa enorme diferença comparado aos movimentos que estava executando inicialmente. 


Ainda estamos no processo de pintar na parede as imagens e fotografá-las em suas mínimas mudanças.  Mais tarde, as fotos na sequência correta transmitirão a ideia de movimento na parede.


Postagem: Lumilan Noda

Nenhum comentário:

Postar um comentário