quarta-feira, 25 de abril de 2012

I Encontro Nacional de Mulheres da MPB


http://encontrodemulheresdampb.blogspot.com.br/
"Mais uma grande iniciativa daquelas que movimentam o cenário artístico Pelotense. Estou falando do I Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira, decorrente de um longo histórico, as musicistas brasileiras se destacam no país e fora dele desde Carmem Miranda, e agora se reforça a importância da figura feminina nesse contexto, e um acontecimento histórico na cidade de Pelotas marca o início de uma corrente de valor impar na construção do caminho da música brasileira daqui em diante."

   O evento se propõe a ser um importante espaço de debates, de trocas de vivências musicais e de experiências profissionais, analisando o mercado e a atual política cultural e tecendo considerações sobre a produção feminina na música popular.
   Contemplando os espaços acadêmicos e os espaços culturais da cidade de Pelotas - o meio urbano e o rural -, a programação, descentralizada, pretende a aproximação entre eles, incluindo atividades em espaços alternativos como O Templo das Águas. Debates e Rodas de conversa , oficinas e wokshops terão espaço na UFPEL, além de shows em diversos espaços da cidade.
   O Encontro presta homenagem à obra e à figura da cantora e compositora Ligiamar Brochado de Jesus, a Giamarê, que é uma das principais figuras da música pelotense,  pelas características peculiares de seu trabalho, como a ousadia e o talento para levar  pelo Brasil um instrumento que é o símbolo da cultura negra de Pelotas: o tambor de sopapo.

Giamarê

As artistas:

   As convidadas a participar do Encontro Nacional de Mulheres da MPB foram selecionadas com base em trabalhos e carreiras que contemplem a relação do feminino com o ambiente no qual está inserido. O fruto, a expressão e a interação com esse ambiente, a simbiose, a produção e a repercussão. Para a possibilidade de uma ampla discussão, estão representados, além do anfitrião Rio Grande do Sul, os estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo.
   Além dos concertos e espetáculos previstos na programação, Diálogos Musicais e oficinas de produção de espetáculos, voz e expressão serão ministradas durante o evento. E um grande show reunirá mais de cinquenta artistas no palco do Theatro Guarany, num congraçamento nacional, no dia 27 de abril.

As convidadas:

• Alcione Alves (Instrumentista - MG);
• Alzira Espíndola (Cantora e Compositora - MS);
• Ana Cristina (Cantora, Compositora e Gestora Cultural - MG);
• Bianca Gismonti (Compositora, cantora, instrumentista – RJ)
• Cida Airam (Cantora e Professora de Canto Popular – RN);
• Déa Trancoso (Cantora e Compositora - MG);
• Ione Papas (Cantora - BA);
• Lu Lopes (Arte-educadora, Cantora, Compositora e Palhaça - SP);
• Lucina (Cantora, Compositora e Musicoterapeuta - MS)
• Mariana Baltar (Cantora - RJ);
• Marta Catunda (Pesquisadora e Compositora - MT);
• Orquídeas do Brasil (SP)
• Paula Pi (Bailarina e Musicista - SP);
• Sarah Brito (Cantora, produtora cultural e educadora popular – PA)
• Socorro Lira (Cantora e Compositora - PB);
• Simone Sou (Percussionista, Cantora e Compositora – SP)

Programação cultural:


24 de abril
19h - MESA MUSICAL DE ABERTURA - Conservatório de Música da UFPEL
21h - SÔNIA PORTO e Convidadas - Bar e Restaurante Liberdade
25 de abril
21h - SOCORRO LIRA E DJ HELÔ - Bar e Champanharia João Gilberto
26 de abril
17h - PAULA PI: Afecto#2 - Um Esboço - Teatro COP UFPEL
21h - MARCO GOTTINARI - Theatro Guarany
Abertura: Trio SOMOS, com participação especial de LU LOPES
27 de abril
18h - BIANCA GISMONTI e Julio Falavigna - Conservatório de Música
21h - SHOW MULHERES DA MPB - 50 artistas de várias partes do Brasil - Theatro Guarany

Um comentário:

  1. Hoje estou aqui em Aracaju bem longe de Pelotas e conheci o potencial de Giamarê. .Bela homenagem que sera feita ha esta cantora que com certeza esta cantando e mostrando seu talento em outro plano. Parabéns também pela iniciativa deste encontro e reconhecimento as mulheres que sempre mostraram seu dom mas em algumas veses pouco reconhecidas com seu cantar. ass. Jose Mario R.Lima (musico do Exercito)

    ResponderExcluir