segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Passagens Translúcidas: mais um dos nossos experimentos poéticos



Passagens Translúcidas é um experimento poético criado pelos integrantes do Boca de Cena – nomeado por Tai Fernandes – que teve como princípio norteador uma intervenção cênica em locais públicos, da qual partimos para a elaboração de um video editado individualmente, por cada um dos integrantes a partir das imagens captadas e das impressões obtidas.

Passagens pretende portanto resultar num video–experimento, com inserção do elemento teatral nessa concepção, e que seja capaz de conduzir o espectador a um ato reflexivo/questionador.


A intervenção cênica
Uma vez estabelecida a obra com a qual queríamos dialogar, pegamos a câmera e permitimos com que o roteiro fosse sendo criado na medida em que experimentávamos mesmo. As atrizes Ana Laura Paiva e Tai Fernandes puseram os figurinos e se deslocaram pela praça, calçadão e algumas ruas de Pelotas. Enquanto eu, gravava além dos passos delas as reações das pessoas.



De onde partimos

A realização deste experimento poético teve por ponto de partida a obra surrealista Les Amants (1928), do artista René Magritte. Os trabalhos de Magritte são metáforas que se apresentam como representações realistas. Portanto, mesclam o realismo dos objetos com a atmosfera irreal, contrastando com o conjunto final.


Postado por Lumilan Noda

3 comentários:

  1. O mais legal foi ver as pessas perguntando para o "cara" que filma e ele falando que não sabia!!! hauhauhauha...

    ResponderExcluir
  2. É verdade, foi divertido. Valeu gente! :)

    ResponderExcluir