quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Liquidificando as culturas


   Nas últimas semanas tenho percebido a correria do semestre e dos projetos paralelos a universidade. Há uma semana atrás, por exemplo, eu estive em Montevidéu, Uruguay.
    Fui como integrante de um outro projeto também vinculado a Ufpel, o "Nals", núcleo de arte, linguagem e subjetividade. Lá apresentamos um "taller" que é uma oficina, sobre "Tramas do sensível"- "A reta é o caminho mais chato entre dois pontos"(Veríssimo, 73).
    Buscamos por esse caminho o "entre-lugar", dessa maneira utilizamos atílios (borrachinhas) e ao som de supapo, celestina (o instrumento que está nas minhas mãos na foto acima) e flautas uruguayas e bolivianas, começamos a construir nossa grande trama.


   Voltei dessa viagem maravilhosa com muitos sentimentos acesos em mim e com foco que "nosso norte é o sul". Toda a latinidade, a história de nossos índios e escravos que na verdade "não é contada na história". Por exemplo, aqui na cidade de Pelotas temos os grandes casarões que são praticamente louvados. Tudo que se quer por aqui é conservá-los.
   Mas eu pergunto, a história de Pelotas é contada debaixo ou de cima da terra? Pois, é debaixo dos casarões, nos porões que viviam nossos negros, escondidos nos escombros.
   É lógico que essas reflexões vão muito além do que aqui escrevo. Mas pode ser um começo, uma alerta para a nossa verdadeira história.


   Para terminar  não poderia deixar de falar no Candombe - a cultura dos tambores afro que o povo uruguaio se encarrega de mantê-lo vivo de geração em geração com muita competência.
   (...Aquelas mãos calejadas de trabalho e de tambor, não mais me esquecerei).
  O contato com o candombe toca ao coração através do sensível, do audível. Emoções inesquecíveis.
  !Muchas gracias por todo!

Postado por Tai Fernandes

4 comentários:

  1. Achei interessante o intercambio da cultura brasileira com a uruguaia. Tive a oportunidade de fazer , aqui em Pelotas, a oficina de candombe.. e percebi muita dedicação dos tamboreiros, influênciando no meu repertório musical.
    Abraços para os bocadeceanos...
    Gus Zarteiros

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Tai...é isso aí !

    ResponderExcluir
  3. Muito bom teu post Tai. Deu pra sentir a tua emoção ao ler. Emoção essa dá pra sentir dentro da gente ao ler tuas descrições e impressões...muito bom...
    É lindo ver teu crescimento (falando como quase irmã, hehe), tua maturidade e tua alma artista florescendo em tudo que fazes!!!
    Amei!! Beijão nega!

    ResponderExcluir
  4. MUITO OBRIGADA PELO APOIO PESSOAL....
    ISSO ME MOTIVA A SEGUIR NO CAMINHO! VALEU MUITO!!!! :)
    TAI

    ResponderExcluir