![]() |
"Na UFPel... na UFPel... sem água e sem luz estarei." |
Assim cantava a procissão dos alunos de Teatro e Dança nesta noite de segunda-feira (dia 9), nos arredores do Campus Porto. Os universitários manifestaram a insatisfação com a precariedade da iluminação e água no espaço físico que abriga os respectivos cursos. Alunos de Teatro e Dança - acompanhados também por alunos da Filosofia, Pedagogia e História que, sensibilizados, apoiaram o protesto - saíram às ruas segurando velas e lanternas, pedindo por condições melhores dentro (e fora) do espaço aonde têm aulas.
![]() |
"Estamos protestando porque o curso de Teatro está com iluminação precária há quase um mês, e a água do bebedouro, imprópria. Aconteceu inclusive de algumas pessoas beberem dessa água sem saber".
Hélcio Barbosa - Acadêmico do Curso de Teatro
A Performance Teatral
havia um personagem oferecendo água para as pessoas que, entrando naquele jogo teatral, obviamente recusavam a água oferecida. "Bebam da água deste bebedouro... tão limpa que chega a ter cor", dizia o personagem oferecendo à multidão. Também havia uma segunda personagem que manteve-se o tempo todo à procura de uma luz para poder ler.
Embora água e iluminação fossem o foco que motivou a mobilização, também somaram-se aos gritos pedidos por mais segurança e professores.
Pedro Porto dos Santos, aluno de Filosofia e integrante do DCE, reconhece a importância da união estudantil na exigência de condições básicas e melhorias dentro da Universidade Federal: "É muito importante que haja uma conexão entre os cursos e que lutemos para que os problemas sejam solucionados. A falta de segurança daqui pode ser uma falha de planejamento mas se fizermos algo, seremos vistos, assim nos darão importância", diz.
A manifestação durou cerca de uma hora.
Postado por Lumilan Noda
"...tão limpa que chega a ter cor" Que absurdo!
ResponderExcluir