O que é o Grupo Odin Teatret?
O Odin Teatret foi
fundado em 1964 em Oslo, na Noruega. Em 1966 transferiu-se para
Holstebro, na Dinamarca, e se transformou em Nordisk Teaterlaboratorium.
Seus 25 membros atuais, do staff artístico e administrativo, são
provenientes de 9 países e três continentes.
Desde a sua origem, o
Odin Teatret se concentrou no treinamento dos atores, em sua capacidade
de estabelecer novas relações com os espectadores e nas diferentes
dramaturgias que compõem um espetáculo. O autodidatismo dos atores do
Odin, com a consequente elaboração de um treinamento individual e o
ensino aos membros mais jovens do grupo, determinou o constante
interesse pela aprendizagem e pela transmissão dos conhecimentos
técnicos.
Lara Matos, mestranda do PPGT (Programa de Pós-Graduação em Teatro) da UDESC, foi contemplada pelo Edital de Residências Artísticas da Funarte (Fundação Nacional de Artes), edição 2010.
A atriz foi até a Dinamarca, na sede do Grupo Odin Teatret, aonde ficou durante três meses. Em abril vai para a Colômbia acompanhando o grupo em sua permanência nesse país. Os interessados em acompanhar suas atividades podem acessar o blog atrizdogrupo.wordpress.com, mantido pela própria artista.
Na segunda metade de maio no Brasil ela se encontrará com alguns grupos de pesquisa para falar sobre aspectos da sua permanência na Dinamarca.
Lara Mattos Veio a Pelotas no dia 05/05/2011 a convite do professor da UFPEL Adriano Moraes, ministrar no Teatro do COP uma oficina sobre sua experiência no Grupo Odin Teatret. Mostrou um pouco de sua pesquisa, onde um dos focos são as mulheres atrizes e seus treinos.
Então lá fizemos uma série de exercícios de "esquecimentos" até chegarmos nas partituras de movimentos; fizemos seqüencial de ações e memorizamos. A partir disso a atriz determinou colocações de imagens para formar outras partituras.
Ao, final pediu que colocássemos um texto (podia ser pequeno), e repetimos todos os movimentos memorizados com o texto escolhido e individualmente. Fizemos várias vezes com intuito de repetir as ações, colocando mais três movimentos e então repetindo todas as partituras de ações, que foram oito no total, com acréscimo do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário