sexta-feira, 11 de julho de 2014

Primeira Performance/Oficina Hoje Sou Hum; Amanhã Outro em escolas da cidade Pelotas

No dia 01/07, foi realizado a primeira Performance/Oficina do Processo de Qorpo Santo em escolas da cidade de Pelotas. Aconteceu na turma 1°A da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes durante a realização do Estágio do aluno curso de Teatro Joanderson Floriano.

Foto de Joanderson Floriano

Iniciou com a busca dos alunos pelos "Seres verdes" (como foi chamado pelos alunos) na sala de aula, conduzidos até o salão de atos da escola.
Primeiramente foi realizado uma espécie de jogo com os alunos onde eles recebiam destes "seres" adereços para que pudessem construir personagens para um pequeno improviso. Foi Um momento importante para estes alunos, já que a proposta do meu estágio foi trabalhar com construção dramatúrgica, desta maneira durante todo o processo de estuda sobre a dramaturgia eles acabaram por ficar dentro da sala de aula, assim como outras matérias que os obrigam a ficar sentado em fileiras (acredito que este ponto poderia ter sido melhor desenvolvido durante as aulas). Com esse histórico dentro de sala, o ato de levar aos alunos para presenciar e participar de uma performance/oficina foi um momento de descarregar energias, exteriorizar vontades, além de deixar de lado vergonhas, medos e obstáculos de convivência, sendo então este um momento de grande significado para estes alunos.

Alunas em cena
Foto Joanderson Floriano

Alunos em cena
Foto Joanderson Floriano

Além de se desafiarem a entram em cena, se propuseram também a colocar em pratica, ou melhor em cena dramaturgias criadas por eles, o que enriqueceu ainda mais o momento, já que se sentiam protagonistas do momento.
Em uma avaliação Andrei, aluno participante diz.
"Ter saído da sala e ver o trabalho do professor fora da sala foi legal, para que a gente soubesse um pouco mais da profissão. Me senti com vergonha de contar a história que escrevi, mas colocar ela em pratica foi muito tri"
Assim, avalio que essa saída poderia ter sido realizada em vários outro momentos, mas que valeu a pena para o meu crescimento e para a experiência de cada alunos ali presente.
Alunos assistindo a performance dos colegas
Foto Joanderson Floriano

Ao final houve uma conversa com os alunos aberto a questões, duvidas, e curiosidades, onde foi importante para que compreendessem o trabalho realizado com o Chroma key utilizado no Hoje Sou Hum Amanhã Outro, além de mais uma vez terem a possibilidade de se expressarem. 

Um comentário:

  1. Que legal refletir sobre a prática, partindo de exercícios em arte, como proposta de aprendizagem, tanto para nós como arte educador quanto para os alunos que compartilham nossas vivencias. evoéeeee

    ResponderExcluir