terça-feira, 3 de junho de 2014

O que é o Ensino Médio Politécnico?

Na disciplina de Estágio II pertencente ao 7º semestre do curso de Teatro da Ufpel, seu foco é voltado para turmas do ensino médio de escolas públicas de Pelotas. Algo que ainda não conhecia e que não era da época em que eu estudava no ensino médio é o Ensino Médio Politécnico - Seminário Integrado. Iniciei minhas aulas sem entender muito bem qual a dinâmica desse novo ensino médio, então pesquisei e separei alguns itens que o descrevem de maneira resumida:

  • Foi implantado em 2012 para o primeiro ano, em 2013 para o segundo ano e chegará ao terceiro ano do ensino médio em 2014;
  • A carga horária é ampliada em 600 horas/aula (200 a mais em cada ano). O Ensino Médio Politécnico passa a ter um total de 3 mil horas/aula;
  • Articula as disciplinas tradicionais em quatro grandes áreas de conhecimento: linguagens (línguas portuguesa e estrangeira, literatura, educação física e artes), matemática, ciências da natureza (biologia, física e química) e ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia);
  • A avaliação substitui notas de zero a 10 por conceitos descritivos: Construção Satisfatória da Aprendizagem (CSA), Construção Parcial da Aprendizagem (CPA) e Construção Restrita da Aprendizagem (CRA);
  • Objetivo de propiciar o desenvolvimento dos alunos, assegurando-lhes a formação ao exercício pleno da cidadania e fornecendo-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores;
  • Desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • Formação ética;
  • Compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos;
  • Relacionar teoria e prática;
  • Preparar os jovens para a sua futura inserção no mundo do trabalho ou para a continuidade dos estudos no nível superior.
  •  Redução da evasão e da repetência nesta modalidade de ensino e trazer para os bancos escolares cerca de 70 mil jovens que estão fora da escola.
  • Desenvolver atividades de pesquisa, colocando em pratica conhecimentos teóricos;
  • Os chamados Seminários Integrados aprofundam tópicos abordados em sala de aula, em uma das quatro áreas de conhecimento;
  • O estudante é estimulado a se aprofundar em um tema do seu interesse;
  • O professor que coordena o seminário orientará o trabalho em parceria com o titular da disciplina relacionada;
  • O número de pesquisas que cada aluno realiza por ano varia de escola para escola.

Fontes:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2013/10/alunos-e-professores-discutem-o-ensino-medio-politecnico-4286071.html
http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/ens_medio.jsp?ACAO=acao1
xhttp://www.infoescola.com/educacao/ensino-politecnico/

Por Juliano Bgass.

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