Na disciplina de Estágio II pertencente ao 7º semestre do curso de Teatro da Ufpel, seu foco é voltado para turmas do ensino médio de escolas públicas de Pelotas. Algo que ainda não conhecia e que não era da época em que eu estudava no ensino médio é o Ensino Médio Politécnico - Seminário Integrado. Iniciei minhas aulas sem entender muito bem qual a dinâmica desse novo ensino médio, então pesquisei e separei alguns itens que o descrevem de maneira resumida:
- Foi implantado em 2012 para o primeiro ano, em 2013 para o segundo ano e chegará ao terceiro ano do ensino médio em 2014;
- A carga horária é ampliada em 600 horas/aula (200 a mais em cada ano). O Ensino Médio Politécnico passa a ter um total de 3 mil horas/aula;
- Articula as disciplinas tradicionais em quatro grandes áreas de conhecimento: linguagens (línguas portuguesa e estrangeira, literatura, educação física e artes), matemática, ciências da natureza (biologia, física e química) e ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia);
- A avaliação substitui notas de zero a 10 por conceitos descritivos: Construção Satisfatória da Aprendizagem (CSA), Construção Parcial da Aprendizagem (CPA) e Construção Restrita da Aprendizagem (CRA);
- Objetivo de propiciar o desenvolvimento dos alunos, assegurando-lhes a formação ao exercício pleno da cidadania e fornecendo-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores;
- Desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- Formação ética;
- Compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos;
- Relacionar teoria e prática;
- Preparar os jovens para a sua futura inserção no mundo do trabalho ou para a continuidade dos estudos no nível superior.
- Redução da evasão e da repetência nesta modalidade de ensino e trazer para os bancos escolares cerca de 70 mil jovens que estão fora da escola.
- Desenvolver atividades de pesquisa, colocando em pratica conhecimentos teóricos;
- Os chamados Seminários Integrados aprofundam tópicos abordados em sala de aula, em uma das quatro áreas de conhecimento;
- O estudante é estimulado a se aprofundar em um tema do seu interesse;
- O professor que coordena o seminário orientará o trabalho em parceria com o titular da disciplina relacionada;
- O número de pesquisas que cada aluno realiza por ano varia de escola para escola.
Fontes:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2013/10/alunos-e-professores-discutem-o-ensino-medio-politecnico-4286071.html
http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/ens_medio.jsp?ACAO=acao1
xhttp://www.infoescola.com/educacao/ensino-politecnico/
Por Juliano Bgass.
Nenhum comentário:
Postar um comentário