quinta-feira, 1 de maio de 2014

Experiência, Entrega, Vivência. O risco

Nos dias 25 e 26 de Abril, eu e Tatiana Duarte participamos do IV Encontro de Graduações em Dança do Rio Grande do Sul, que aconteceu na cidade de Montenegro. Nosso objetivo foi apresentar nossa pesquisa sobre "o risco da cena" a partir de nossa experiência com o processo de criação de "Hoje Sou Hum, Amanhã Outro" de Qorpo Santo.

Primeiramente é impossível falar deste evento sem citar os atravessamentos que tivemos com o local, a informações que acabamos adquirindo e como nos relacionamos com o externo. 
Um pouco antes de nossa apresentação, realizamos um descoberta por locais, visitamos uma casa abandonada, ruínas próximo de onde iriamos apresentar e por fim visitamos a sala de apresentação um pouco antes. No primeiro lugar, me ocorreu um sensação de infância e ao mesmo tempo de angustia,pois se tratava de um lugar destruído,a imagem impactante foi um urso grande de pelúcia, todo rasgado e ao lado um colchão. É incrível como aquilo me tocou, sai de lá com um sensação estranha, porém boa, por perceber que estava aberto a sentir o espaço, a entrega estava presente desde nossa chegada. O segundo lugar já me trouxe uma sensação mais criativa onde foi possível realizar algumas fotos fazendo uma ligação com nosso processo de criação, de fato foi interessante por estar entregue, as ideias foram surgindo e daqui a pouco algo poético estava sendo criado, uma sensação de que os personagens que estão em construção naquele momento alcançaram uma espécie de "liberdade". Já no terceiro lugar, a sala, chegamos para conhecer o espeço e saber quais eram as possibilidade que existiam para nossa apresentação oral/performática. E inesperadamente me deparo com o nervosismo, com um tremor e com uma sensação de primeira vez, esse momento foi essencial para perceber o quanto o risco de se expor, de se entregar ainda era presente, então estava certo naquele momento que o processo de criação com o Qorpo Santo estava no caminho certo e que minha compreensão era de fato real.

 Primeiro Lugar. Imagem Joanderson Floriano

Segundo Lugar. Imagem Luciano Porciuncula

Terceiro Lugar. Imagem Luciano Porciuncula

Como nossa proposta é o risco, então nos propomos a relacionar este "estado" à nossa apresentação oral/performática. Com isso, além do nervosismo por apresentar a pesquisa, havia outro fator que influenciava nossa estado, a parte performática de nosso trabalho. Foi então um momento verdadeiro, onde Joanderson Floriano e Tatiana Duarte estava de fato assumindo o risco e a entrega se fez presente, assumindo funções como gaguejar, tremer, sorrir, mas que ao final nos fez perceber que somos seres diariamente em risco. 
 Apresentação oral/performática. Imagem Luciano Porciuncula

 Apresentação oral/performática. Imagem Luciano Porciuncula

Um espaço criativo, de e para entrega, com elementos performativos presentes. O encontro nos proporcionou um aprendizado a partir de trocas de experiência com outros artistas, através de discussões, observando a arte como um elemento de estímulo criativo e um elemento que para mim foi de extrema importância, o espaço. Poético, vivo, estimulante, que quando em contato parte de mim, um elemento de transformação.

Criação em Ruínas. Imagem Luciano Porciuncula

Elemento performativo como parte significante de um processo de criação, Noemia em construção e agora em contato com o espaço criativo.
Elemento performativo. Imagem Tatiana Duarte

O Artista em seu momento único cria sua arte, e assume o papel de autor e criador de si mesmo, se fazendo parte da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário