segunda-feira, 5 de maio de 2014

Chroma Keying

Você ja deve ter ouvido falar nesse nome ou pelo menos ter visto algum vídeo com essa técnica de filmagem, mesmo sem perceber. A técnica de chroma keying é o processo de filmar um objeto com a câmera e substituí-lo por um fundo inteiramente diferente de forma indiscernível. De acordo com a TV Mercury, chroma "se refere a pureza, ao brilho ou a riqueza das cores e sua força e fraqueza...Keying corta um buraco numa imagem tornando-a transparente. O buraco resultante é então preenchido com outra imagem". O desenvolvimento das cores de filmes e televisão permitiram que cores ausentes em pele humana fossem isoladas e separadas. Azul e verde são as cores primárias usadas como o fundo do chroma. Resumindo, você faz uma filmagem com um fundo verde ou azul, e depois de tratada a imagem no computador, tudo o que for verde ou azul poderá ser substituído por outra cor ou imagem. Segundo o site "A Magia do Chroma Keyng", em 1898 Georges Méliès foi um dos primeiros a inventar os efeitos especiais. Seus filmes eram preto e branco e ele utilizava técnicas de sobreposição de filmes e “Black Screen” que futuramente seria substituída pelas conhecidas telas Azul e Verdes.
Linwood Dunn começou as primeiras experiencias com chroma key usando "traveling mattes" para criar efeitos de transição de cenas no filme de 1933 "Voando para o Rio". Trabalhando para a PKO Pictures, Dunn criou inúmeros efeitos especiais com sua impressora ótica caseira. De acordo com o site Filmreference.com, "A impressora consistia numa câmera cinematográfica montada numa base sólida com um projeto de precisão especial - ambos dirigidos de forma sincronizada enquanto a câmera fotografava o filme carregado no projetor. Durante esse processo de cópia do filme, a imagem podia ser modificada de ilimitadas maneiras". No vídeo abaixo, que é um trailer do filme "Voando para o Rio",  é possível ver a técnica que Dunn usou, ao colocar as bailarinas dançando em cima dos aviões:


Larry Butler inventou a tecnologia da tela azul. Ele usou efeitos de keying para criar um espírito massivo no filme de 1940, "O Ladrão de Bagdá." De acordo com a Newtek, "Este foi um tedioso e preciso processo que envolveu várias camadas de filme, que tinham que ser precisamente alinhadas quando fossem fazer o mestre negativo". No vídeo a seguir, que é um trailer do longa "O Ladrão de Bagdá", é visível o quanto a técnica foi utilizada e de formas variadas e muito criativas, por exemplo ao fazer um cavalo "voar", ou um gigante em cena. Para isso também tiveram que construir cenários em maquetes, para tornar mais realistas as cenas onde o gigante aparece.


Arthur Widmer deu avanço às técnicas de keying. Em 1958 enquanto trabalhava em "O Velho e o Mar", Widmer desenvolveu o processo de montagem por composição ultravioleta, como você pode ver no vídeo abaixo, que um trecho do filme.


Segundo o livro de Richard Rickett, "Efeitos Especiais: A História e a Técnica", Richard Edlund também mudou os efeitos de keying. Para "O Império Contra-Ataca" ele criou uma impressora de quatro cabeças chamada "the quad" e por meio dela, fotos complicadas que continham centenas de elementos podiam ser atingidas em uma fração do tempo que levaria numa impressora comum. Videos e imagens a seguir:





A mudança mais significativa no chroma keying resultou do desenvolvimento de imagens geradas por computador. Essa técnica usa conceitos de chroma keying, mas cria os fundos no computador. Produções mais recentes e com orçamentos milionários mostram o quanto a técnica foi aperfeiçoada, como por exemplo o filme Avatar e Alice no Pais das Maravilhas, onde inclusive os personagens são modificados usando chroma key. No filme As Aventuras de Pi, o que parece ser real, na verdade é computação gráfica. Veja os vídeos a seguir:

Making of Avatar

Making of Alice no Pais das Maravilhas

Making of As Aventuras de Pi

Porém,  aqui trabalhamos com a realidade e nossos recursos são mais limitados, não é mesmo?! Isso não quer dizer que não possamos utilizar dessa técnica incrível. Para isso precisamos de pano verde (pode ser o TNT mais barato que encontrar), muita luz para que a parede verde possa ser bem iluminada e o objeto\corpo também, sem que fique alguma sombra sobre essa parede, uma câmera, e para editar depois no computador o programa After Effects dá conta do trabalho. Dá uma conferida no video a seguir, que explica direitinho como fazer:


Fontes:
Youtube
http://chocoladesign.com/a-magia-do-chroma-key
http://www.ehow.com.br/historia-chroma-keying-sobre_16623/

Por Juliano Bg

Nenhum comentário:

Postar um comentário