quarta-feira, 21 de maio de 2014

Andy Warhol


Nascido em  de agosto de 1928, foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art. Warhol nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia. Era o quarto filho de Andrej Varhola e Julia Zavacká. Nos primeiros anos de estudo, Warhol teve coreia, uma doença do sistema nervoso que provoca movimentos involuntários das extremidades, que se acredita ser uma complicação da escarlatina e causa manchas de pigmentação na pele. Ele tornou-se um hipocondríaco, desenvolvendo um medo de hospitais e médicos. Muitas vezes de cama quando criança, tornou-se um excluído entre os seus colegas de escola, ligando-se fortemente com sua mãe. Às vezes quando estava confinado à cama, desenhava, ouvia rádio e colecionava imagens de estrelas de cinema ao redor de sua cama. Warhol depois descreveu esse período como muito importante no desenvolvimento da sua personalidade, do conjunto de suas habilidades e de suas preferências. Aos 17 anos, em 1945, entrou no Instituto de Tecnologia de Carnegie, em Pittsburgh, hoje Universidade Carnegie Mellon e se graduou em design.
Logo após mudou para Nova York e começou a trabalhar como ilustrador de importantes revistas, como Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker, além de fazer anúncios publicitários e displays para vitrines de lojas. Começa aí uma carreira de sucesso como artista gráfico ganhando diversos prêmios como diretor de arte do Art Director's Club e do The American Institute of Graphic Arts. Fez a sua primeira mostra individual em 1952, na Hugo Galley onde exibe quinze desenhos baseados na obra de Truman Capote. Esta série de trabalhos é mostrada em diversos lugares durante os anos 50, incluindo o MOMA, Museu de Arte Moderna, em 1956. Passa a assinar Warhol. Em suas obras de artes plasticas faz uso de conceitos de publicidade com o uso de tintas acrílicas, reforçando cores fortes e brilhantes, enfoca nos objetos de consumo e temas do cotidiano, faz a reprodução de rostos em série de personalidades da época (Marilyn Monroe, Che Guevara, Elvis Presley, entre outros), e tambem o uso da técnica da serigrafia, dos quais servem de inspiração para os trabalhos do Boca de Cena.
Alguns de seus trabalhos:




Andy também foi cineasta. Segue abaixo seus principais filmes:

Milk (1966) - The Andy Warhol Story (1967) - Bike Boy (1967) - Tub Girl (1967) - I’ a Man (1967) - Lonesome Cowboys (1968) - Flesh (1968) - Blue Movie (1969) - Trash (1969) - Heat (1972) - Blood of Dracula (1974).

Por Juliano Bgass.

Nenhum comentário:

Postar um comentário