quinta-feira, 24 de abril de 2014

Luz, Tela, Sombra e Ação!

Esses são os elementos necessários para fazer o Teatro de Sombra. Essa forma de Teatro têm sua origem muito antiga, originária da China, onde seus criadores se aperfeiçoaram na técnica de confecção e manipulação, e então ela se espalhou e tomou o mundo. Nas imagens a seguir você pode observar a qualidade e precisão nos detalhes dos moldes que eram utilizados para fazer as sombras.




Nos dias de hoje o teatro de sombras é uma das manifestações artísticas mais populares em diversas regiões do continente asiático. O vídeo a seguir mostra uma cena típica do teatro de sombras chinês. A trilha sonora que compõe a cena é feita na hora. Perceba que as silhuetas dos bonecos, quanto mais perto da tela, mais nítidas aparecem, e quanto mais distantes, mais perdem o foco, podendo fazer outros efeitos, como por exemplo sombras e fogo.


A técnica consiste na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco.



Essa técnica/gênero de teatro é muito útil para ser usada com crianças, pois estimula a criatividade delas, além de possibilitar infinitas possibilidades de cena, uma forma divertida de interligar a leitura de uma história à construção de personagens através do movimento das silhuetas e da própria dramatização.
Hoje em dia existem muitos grupos especializados em Teatro de Sombras, entre eles o grupo Húngaro "Atraction", que têm evoluído muito seu trabalho, envolvendo também projeções e interações com a mesma.



Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras. Lenda ou não, o teatro de sombras, assim como outras formas de teatro, têm uma grande capacidade de transportar a imaginação para outro mundo, pois as possibilidades de interação e criação são infinitas, Desde o tipo luz que vai ser usada, como por exemplo uma luz quente ou uma projeção, a distancia entre a luz e a superfície onde a sombra vai aparecer vai mudar o tamanho da mesma, cores, formas, etc.

Fontes: http://fabianaeaarte.blogspot.com.br/2012/06/teatro-de-sombras.html


Por: Juliano Bgass

Nenhum comentário:

Postar um comentário