segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Oficina Commedia Dell’Arte em Porto Alegre

Dias da oficina em Porto Alegre 04, 05, 06 e 07 de fevereiro de 2014. Sala 309 da Usina do Gasômetro. 40... 41 Graus Celsius.


PRIMEIRO DIA
- 15 minutos para alongamentos a critério de cada um.
- Som e movimento: em círculo, move a cabeça pra direita-meio-esquerda-meio-direita... a cada batida do tambor. Para atender ao chamado que ouviu.
Depois vira cabeça e tronco, depois vira cabeça, tronco e pernas.

- Dança em dupla: parecido com dança dos ventos, só que há uma linha que o casal não pode ultrapassar. Por vezes eles se enfrentam e trocam de lugar bem rápido.

- Caminhadas-tipo:
Estímulos sonoros foram utilizados, através de uma espécie de mini-tambor. Som da batida em 4 tempos, depois uma batida para os 4 tempos e depois nenhuma batida para os 4 tempos.
Ao caminhar, numa batida para, ouve o som, vira a cabeça para um lado, vira o corpo para o respectivo lado, arruma as pernas para o mesmo lado, “ganha motivação” (pode ser um inspirar ou um murchar, dependendo do que está senti visto-sentido pelo personagem) e caminha em direção ao objetivo;
Variação: escuta chamado, vira cabeça em direção ao chamado, ganha motivação, vira o tronco, e vira os pés.
Pés – caminhar calcanhar e ponta, ponta e calcanhar, caminhar calcanhar e ponta pelo lado de fora do pé.

- Dança circular: chutando o ar. PRA FRENTE, PÉS. direito  direito, esquerdo  esquerdo, ATRÁS direito direito, esquerdo esquerdo, FRENTE direito esquerdo ATRÁS direito esquerto, FRENTE direito esquerdo, Junta e “HEY!”.



SEGUNDO DIA

- 15 minutos para alongamento livre.

- Jogo das cadeiras:

- A energia dos quatro elementos passada para o corpo: ar (foco no peito, encher de ar, sentimento de “eu posso tudo, ninguém pode comigo”, apaixonado, superioridade), água, terra (chão, rigidez, forte, bravo) e fogo (sexual, pés, mãos, quadril ou todo corpo se move muito rápido como chamas de fogo). Como se fôssemos um balão, passamos por todas as quatro energias. Fizemos também da cintura pra cima com uma energia e pra baixo com outra, utilizando-se de duas.

- Tese, Convencer: esse exercício tem o objetivo de exercitar o modo de prender a atenção do público, para que o público seja levado junto com a ação do personagem. A ação só é crível quando o personagem imagina a história e sente, então não basta apenas as movimentações do corpo; todos apresentamos uma tese (escolhi o tema “eletricidade”) e procuramos trabalhar o convencimento do público. É uma característica do personagem Doctore, porém o objetivo desse jogo não foi explorar esse personagem e sim o engajar do público na ação. Há uma necessidade de executar o que o Fábio chama de triângulo: a expressão do personagem, deve ser transmitida para o público. Desse modo, em muitos momentos o personagem olha para o outro e novamente para o público, para transmitir o sentimento. O público faz perguntas para que o apresentador da tese explique melhor, e esse último cheio de certeza, sem dúvidas, argumenta cheio de razão explicando e deixando de usar a fala para usar sílabas. Às vezes põe uma palavra ou outra, mas é mais balbuciado.

- Máscara e mudança de sentimento: duplas. Um entrará feliz e o outro triste, um de cada lado. Antes de iniciar, combinam quem contará uma coisa balbuciada ao outro. Encontram-se e se percebem, se olham, olham para o público para repassar o sentimento de surpresa. Um determina e vai ao ouvido do outro contar. Um, triste ou feliz, contei algo ao outro. O outro se contagia com o sentimento que o personagem passou, invertem os sentimentos, e saem para os lados que estavam indo.

Observações: a máscara tem o poder de ampliar a expressão que o ator traz;

TERCEIRO DIA

- 15 minutos para alongamento livre.
- Dança coreografada das espadas: em duplas (vídeo). De início utilizamos quatro bastões por dupla. Dois marcavam uma cruz no chão, e os outros dois serviam de espada a cada jogador. Ao som de uma música-tipo. Para início, nos posicionamos um frente ao outro, cada um segurando o seu bastão com ambas as mãos, na altura acima da cabeça. Pé direito apoiado com a meia ponta no chão. Troca os lugares, iniciando os pulos com o pé direito e voltando dos pulos com o mesmo pé, depois se faz uma girada antes da batalha que começa com o pé esquerdo e termina com o direito na frente. Depois de bem treinado, tira-se o X do chão. Eu fiz Ataque, defesa, ataque. Ataque pé esquerdo na frente, defesa pé direito na frente.

- Personagens tipo e algumas das suas características:

Arlequim: Base (joelhos levemente flexionados); Movimentos leves de pés, braços e mãos. Pé dobra, olha na direção do calcanhar, vê que não vem vindo ninguém e parte rápido na direção contrária a que olhou por primeiro.

- Enamorados: não usam máscaras. Peito aberto, cheios de ar.

- Doctore: discursos com argumentos muito lógicos, óbvios, cheio de razão. Tudo é cheio de razão.

- Zani: Escravo, seguidamente para os seus serviços para devanear nas suas fantasias compensatórias de riqueza e prazeres, os quais não possui mas que o entusiasmo pela possibilidade o faz deslumbrar uma realidade imaginária vista apenas por ele e/ou juntamente com alguma escravo colega seu. Ao ser chamado pelo patrão, há uma quebra no devaneio, fazendo-o voltar a realidade e observar que ao seu redor, a oposto do que parecia, nada do que almejara era de fato real.

Colombina: Peito e Bunda, e fogo.



 Texto de Lumilan Noda sobre a oficina em POA



Post Tatiana Duarte

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