sábado, 18 de janeiro de 2014

Loie Fuller

        Nascida em 1862, Marie Louise Fuller, mais conhecida como Loie Fuller, foi uma atriz e dançarina norte-americana, pioneira das técnicas tanto da dança moderna quanto da iluminação teatral. É a inventora da "Serpentine Dance".


           Fuller fazia uma união de suas coreografias com seus trajes confeccionados em seda iluminados por luzes multicoloridas, assim percebendo o efeito de refletores em seus trajes resolveu explorar por toda a sua vida essa ideia de iluminação. No vídeo acima, por ser muito antigo e naquele tempo não existir a filmagem colorida, ele foi colorido em estúdio. O video abaixo, mais atual, porém com outra atriz/bailarina, mostra mais claramente como o efeito das luzes intervem no figurino.


           Embora fosse famosa nos Estados Unidos, ela achava que não era levada a sério pelo público, que a considerava apenas uma atriz, segundo Paul Bourcier, "Fuller foi considerada mais uma artista de variedades do que uma bailarina". Loie Fuller sempre andava na moda e fez várias turnês pela Europa, dentre uma delas com Isadora Duncan em París, teve acolhida calorosa em Paris, o que a persuadiu a permanecer na França e continuar ali o seu trabalho, tornando-se uma artista regular no elenco do Folies Bergère.
            Fuller havia criado um grupo de balés, Les Féeries Fantastiques de Loie Fuller ( As mágias fantásticas de Loie Fuller ) e ocasionalmente após algum tempo retornou aos Estados Unidos, para apresentações. Mas passou o resto da vida em Paris, onde morreu em consequência de câncer, aos 65 anos de idade. Cremada, suas cinzas estão enterradas no Cemitério do Père-Lachaise, em Paris. Após sua morte, sua companhia permaneceu em suas apresentações até1939.

Por Juliano Bgass

Nenhum comentário:

Postar um comentário