terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Performance na disciplina de História do Teatro IV

Estou fazendo a disciplina de história do teatro IV da ufpel, essa disciplina esta sendo ministrada pelo professor João Lima. Que esta incentivando a prática para relacionar com a teoria de teatro, e com isso o grupo do qual fiquei, se colocou em risco, fazendo em aula, uma performance inspirada no cotidiano e em  textos de Artuad.

Professor da disciplina de História do teatro IV UFPEL

Manifesto Performático: 
Eu tenho um projeto de teatro!!!

Partindo da leitura de fragmentos de texto "O TEATRO E SEU DUPLO" de Antonin Artaud.

Nosso grupo foi atravessado pelo sensível do cotidiano e levados pelo som do piano que o pessoal música estava exercitando no prédio do centro de artes, nos colocando em uma atmosfera propícia para performanar, e também em meio a uma leitura, eu Tatiana Duarte, sugeri aos colegas do grupo, que fizéssemos uma performance. O texto era de Artaud, e nós já estávamos contaminados pela crueldade dos que é fazer teatro na academia burguesa. 
Toda atmosfera conspirou a favor dando potência as ideias que estavam surgindo no momento, pensando em ações para executar as tarefas dos quais colocamos como risco em cena.
A prática do manifesto fez com que nos aproximássemos com a teoria e para entender um pouco mais o assunto que estávamos lendo. Pensando na crueldade e no grito que o movimento do teatro, vem agitando ao logos deste anos.
A organização teve como estimulo as tarefas, onde cada um realizava algumas ações, e falávamos frases já separas com a leitura do texto.
Colocamos junto as ações uma cadeira, que era um objeto de estimulo e que também hora leva, hora deixa ser levada. A cadeira representa para nós um objeto do comportamento humano de condição social e emocional e por isso que ela foi bem pontual na performance. 


Imagens de João Lima 

Frases: A Cadeira é um objeto de comportamento humano.

AÇÕES + OBJETO
Caminhar+ Texto+ Distribuir= Questionar  
Sentar+ Texto
Bilhetes + Texto
Cadeira +Texto+ Movimento+ ações= performance
Texto de Tatiana Duarte

Texto de impressões do colega Ryan Hafyd de Carvalho sobre nosso manifesto e como o grupo organizou-se em cena.

Eu tenho um projeto de teatro!!!

Partindo da leitura de fragmentos de texto de Antonin Artaud
Através da leitura do texto proposto fomos provocados pelo grupo a uma criação coletiva de ações performáticas para contextualizar o entendimento adquirido no encontro ministrado pelo Professor João Lima na disciplina de História do Teatro IV.
O texto no trouxe provocações no formato de bilhetes contendo as frases, e a inquietação musical do espaço trouxe a inspiração para as ações. Primeiramente a ideia de resignificação do corpo que se doa para uma ação extracotidiana em um espaço cotidiano junto a outros corpos. A ação de sentar. Primeiramente o corpo que senta ao chão trouxe uma nova fruição à frase garimpada no texto, trouxe ao grupo o questionamento deste sentar como ação ou como comportamento já preestabelecido. Decidimos que o sentar e o andar seriam nossas ações básicas.
Incluir nestas ações de sentar e andar variações de formas e ritmos e posterior incluir um objeto para desafiar esta ação cotidiana, o objeto escolhido foi a cadeira. Sujeito no fragmento de texto que á vê como símbolo de um comportamento humano. Sentar-se e andar de forma extracotidiana em uma cadeira ou com uma cadeira, variando com ações de sentar com a cadeira, na cadeira, entre a cadeira arrastando a cadeira puxando e empurrando a cadeira resignificando o objeto até então símbolo deste comportamento humano sentar.
Os fragmentos do texto escolhido foram frases abaixo:
Não prostituirás o teatro.
A cadeira é um símbolo de comportamento humano.
Eu tenho um projeto de teatro, ele é simbólico performático.
Utilizamos os fragmentos como proposto pelo grupo, lançados no decorrer do processo de forma espontânea e sensitiva, conforme necessidade de emitir sons usavam as frases, suas repetições, ecos, em diversas formas e momentos.
E também na forma física de bilhetes escritos a mão com as frases hora inteiras hora fragmentadas.
Usar o texto foi interessante, pois trouxe um clima de aproximação entre a turma que acabara de debater o mesmo, e passar mesmo que de forma rápida pelas frases ditas nas ações trouxe um estranhamento.
O fato de permitir-se foi a meu ver o saldo positivo deste trabalho performático, pois todos foram participativos num processo concebido de forma horizontal e construtiva.

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