quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Alunos de Cinema da UFPel recebem prêmio em Bagé

Foi realizado entre os dias 25 e 30 de novembro, na cidade de Bagé, RS, o 5º Festival de Cinema da Fronteira, conforme falado nesse post.  Durante os cinco dias, foram exibidos 88 filmes, entre curtas e longas, de doze países latinos e lusófonos.

Os alunos dos cursos de cinema da UFPel, incentivados pelo saldo positivo da participação na última edição do festival, se mobilizaram para garantir presença. Foram 38 estudantes em um ônibus particular até a cidade para prestigiar o evento. A hospedagem foi oferecida pelos organizadores do evento, assim como o transporte para as atrações.

Os alunos da UFPel tiveram participação ativa nas mostras, debates e oficinas. Vale ressaltar a participação na oficina de som, com o professor de publicidade e propaganda da ESPM, Kiko Ferraz, que encheu a manhã da quinta-feira (28) de muita inspiração, e a participação na roda de conversa realizada na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), sobre o desejo de criação de um curso de cinema naquela instituição. Esse momento contou com muitos convidados, entre eles docentes e discentes da Unipampa, Unisinos, UFPel, uma representante da Unversidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila, Foz do Iguaçu), cineastas, críticos e teóricos, como o ilustre Jean-Claude Bernardet.  Foi um debate rico e inflamado sobre cinema na academia, onde se compartilharam experiências e opiniões.  A proposta de criação do curso se estendeu até a Câmara dos Vereadores, no fim da tarde,em sessão onde estiveram diversos participantes do festival como ouvintes e alguns na mesa.

Premiação
O discente Gabriel Paixão, que cursa o 4º semestre do curso de Cinema e Audiovisual, ganhou o troféu de melhor ator com o curta-metragem Cena, dirigido por Vitor Hiroshi, e o de melhor roteiro pelo curta-metragem Catalogárgula, dirigido por Lucas Neris e Luan Salce, ambos exibidos na mostra universitária. O curta Xerife da fronteira, dirigido por Tamile Padilha, exibido na mostra regional, rendeu ao discente João Vicente de Oliveira o prêmio de direção de fotografia.

Fonte: Site da UFPel

Nenhum comentário:

Postar um comentário