sábado, 16 de novembro de 2013

Encerramento da Feira do Livro no Lyceu

Na noite de sábado, no prédio do liceu da UFPel, houve uma noite muito especial, nos do projeto Boca de Cena abrimos a noite com o nosso espetáculo, o "Olhar do Outro" para Vicky Cortés e seu espetáculo “Enmaceta”. O projeto que vem realizando apresentações em escolas e já esta fechando seu calendário 2013.



Fotos de Cleber Sadol

No próximo sábado, 16, Vicky Cortés estará em Pelotas apresentando seu espetáculo “Enmaceta”. O evento faz parte da 41° Feira do Livro de Pelotas, e ocorre às 22h no Prédio do Lyceu, com produção da Editora da UFPel e Rádio Federal. Vicky Cortés possui uma extensa experiência como intérprete na Costa Rica e em países da Europa. Na Costa Rica trabalhou com os coreógrafos mais representativos e formou vários grupos independentes. Na Alemanha, trabalhou como bailarina convidada com Susanne Linke e sob a direção de Pina Bausch, coreógrafa, dançarina e diretora de balé alemã que revolucionou o mundo da dança.


A artista estará apresentando o espetáculo “ENMACETA”, que teve como ponto de partida desmistificar as supostas realizações femininas neste sistema patriarcal que vivemos. Um olhar crítico sobre o olhar atribuído a mulher, sujeita a mecanismos de domínios e sobras do sentido existencial, ligando-a aos laços invisíveis que a asfixiam. O espetáculo possui como pretexto vislumbrar paisagens de realidades interiores, sobre o olhar crítico supostamente feminino no sistema patriarcal. É uma obra performática, uma instalação em movimento. Com pinceladas de humor, a obra nos leva a uma viagem intima da mulher isolada, nos deixando de frente aos absurdos de suas próprias ilusões, miragens que a detém, assim como, com a dependência eterna das relações impossíveis.

Desde 1998, Vicky Cortés trabalha como coreógrafa, diretora e dançarina de forma independente, onde a coordenação dos trabalhos se dá de forma aberta, com a participação de pessoas de diferentes disciplinas artísticas.

Desde quarta-feira está em Pelotas, realizando uma residência artística com o grupo Tatá do Programa de Extensão Núcleo de Dança-Teatro do Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL.

Censura do espetáculo: 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário