sexta-feira, 29 de novembro de 2013

I Encontro Regional PIBID Teatro RS



Os PIBIDIANOS realizaram durante dois dias um encontrão, onde foi discutidas as ações de teatro dentro das escolas e na comunidade, onde estão inseridas, o evento contou com "OFICINAS", "APRESENTAÇÃO CÊNICAS", "BANNERS", "APRESENTAÇÃO ORAIS" entre muitas conversas sobre o teatro e como ele se mistura a escola e seu contorno. O projeto acompanhou ativamente participando das oficinas, apresentações com as oficinas de Improvisação Teatral e Jogos Teatrais (UFSM) e a Performance, Espacialidade e re-enactment (UFRGS), que finalizamos em replicar uma performance que já foi feita por crianças na escola. Partindo de tarefas a serem feitas em conjunto.

Um resumo teórico da proposta da oficina:

I Encontro Regional PIBID – Teatro/RS
Proposta de Comunicação Oral/Resumo
PERFORMANCE, ESPACIALIDADE E O RE-ENACTMENT

 TAVARES, Gabriela Tarouco – Bolsista de Graduação
FISCHER, Geraldo – Supervisor da Área de Teatro
SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos - Coordenador da Área de Teatro

Palavras-chave: performance, espaço, arte educação, re-enactment.

O trabalho apresenta uma experiência realizada no âmbito da escola pública, que parte da performance como prerrogativa para o ensino de arte junto a estudantes da Educação Básica e como alternativa à vertente comumente desenvolvida nas aulas de teatro da escola; e discute a possibilidade reestruturação performativa na perspectiva do re-enactment. A experiência envolveu pesquisa teórica a partir da leitura de textos de Richard Schechner e Josette Féral, dentre outros, práticas artísticas na área de performance como elemento pedagógico, e realização de performances durante os intervalos dos turnos diurnos das escolas parceiras do PIBID-Teatro/UFRGS: o Instituto de Educação General Flores da Cunha e o Colégio Estadual Julio de Castilhos. A exploração das performances  proporcionou visões diferenciadas quanto ao uso do espaço, visto que foram realizadas em espaços externos às salas de aula. Ou seja, o uso não cotidiano do espaço possibilitou perceber as potencialidades estéticas da escola, desafiando o olhar, na medida em que o direciona a um acontecimento estético que ocorre num espaço que, habitualmente, possui outras funções. Nesse sentido, levanta-se a possibilidade de reviver o acontecimento noutro outro espaço e contexto, e por outros performers. A esse respeito, Feix (2010) questiona: “re-enactment seria um re-fazer de uma performance, dentro de uma perspectiva quase museológica de conservação, ou se apresentaria como um desdobramento, uma multiplicação, uma contaminação artística?” . 

 1- O trabalho articula-se a outras duas propostas submetidas ao I Encontro Regional PIBID-Teatro/RS: a Oficina Performance, espacialidade e o re-enactment; e a Apresentação artística Uma performance pode ser re-feita?
 2- FEIX, Tania Alice. O Re-Enactment como prática artística e pedagógica no Brasil. E-misférica, v. 8.1, s/n, 2010.

REVIVER UMA EXPERIÊNCIA PERFORMÁTICA

Post por Tatiana Duarte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário