sábado, 31 de agosto de 2013

Boca de Cena em 2013 – Impressões, Expressões e Criatividade

O ano de 2013 foi um período construtivo e de troca de conhecimentos dentro do projeto Boca de Cena e além. Muito disso, deu-se em virtude de termos compartilhado com dez escolas públicas de Pelotas os seguintes trabalhos: espetáculo Olhar do Outro e oficina Cena e Vídeo. Desse modo, pudemos estabelecer, com as comunidades escolares, uma experiência mútua de maior amplitude e proximidade em comparação aos anos anteriores. 

Boca de Cena na escola Félix da Cunha
Apresentar a peça Olhar do Outro para turmas de ensino médio foi uma oportunidade rica no sentido de que nos foi dado espaço para, ao final da peça, abrirmos para perguntas, escutá-las e respondê-las, pois o tempo era propício a isso. Assim, os alunos aproveitaram para nos questionar sobre o processo de criação de algumas cenas. Através dos comentários deles, pude sentir também um pouco de como estavam se dando as identificações deles com as nossas histórias ali representadas: “Eu me identifiquei muito com a peça, eu sou músico também” disse-me um dos alunos da escola Félix da Cunha, cujos olhos brilhavam ao fim do espetáculo. Outro comentário, do qual também gosto de relembrar, foi feito por um estudante da escola Assis Brasil e postado pela Tatiana Duarte no blog do projeto:

Gostei do fato de o personagem Trepliov ser inspirado em outra peça. Faz você se sentir triste pela música tocada pela flauta e pela história triste de Trepliov. É um escritor que faz uma peça e fracassa já na estreia e é detestada pelo público e por pessoas que ele mesmo ama. (expressado por Arthur Martins)

Através dos diferentes pontos de vista expressados pelas turmas durante o espaço para perguntas, pude perceber a sensibilidade contida no olhar dos espectadores adolescentes. A oficina Cena e Vídeo, a qual nós ministramos ao final da peça, fez desse encontro entre atores e espectadores um momento único de confraternização e de troca. Através dela, compartilhamos processos de criação envolvendo a linguagem interdisciplinar entre teatro e vídeo, muito semelhantes aos nossos para a criação da peça. Desse modo, o que antes eram conteúdos interdisciplinares de criação compartilhados somente através do blog, tornou-se uma experiência presencial e viva.
Oficina Cena e Vídeo 
Simultaneamente às apresentações e oficinas, produzimos os vídeos elaborados para serem inseridos em um novo trabalho de caráter interdisciplinar. Antes foi Tchekhov quem nos conduziu à criação do Olhar do Outro. Desta vez, um autor gaúcho nos saltou aos olhos e foi o escolhido para nos trazer inspiração: Qorpo Santo. Dentro do projeto, o modo livre de nos apropriarmos de um texto poético faz com que diversas possibilidades de encenação venham à tona. Assim sendo, o material produzido partiu do imaginário de todos os integrantes em consenso. Porém, uma das características mais interessantes foi que, no decorrer desse processo, alguns princípios de ideias diferentes se misturaram, dando origem a novos vídeos. Instaurou-se uma união de ideias somada a interdisciplinaridade de linguagens. 

As propostas realizadas, algumas por Alexandra Dias, outras por Thiago Rodeghiero, nos levaram à criação de uma metodologia multidisciplinar e una de compartilhamento das linguagens do teatro e do cinema. A troca com a comunidade escolar, por ter acontecido de maneira tão próxima e direta, obteve resultados nítidos de satisfação. Como aluno e pesquisador, considero que as práticas realizadas através do projeto Boca de Cena contribuem enormemente à minha formação pessoal e artística.

No colégio Assis Brasil
Postado por Lumilan

Nenhum comentário:

Postar um comentário