segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Bem me quer... Mal me quer

Uma das cenas do espetáculo "Olhar do Outro" interpretado por Lumilan Noda vem chamando a atenção.

Foto: GuguPortugal  
Escola N. S. de Lourdes
                                        
   Uma cena talvez simples, mas que quando feita em um espaço onde os que a prestigiam, são os mesmos que tem de seguir uma regra imposta pelo espaço onde estão inseridos. Ou seja, ter a sua frente uma cena em que o uso do Cigarro é necessário para a composição do texto e a performance é algo que deixa os alunos das escolas um tanto que atônicos, afinal, está ali um elemento até então proibido dentro do espaço escolar. 
   Mas passado a cena o murmúrio entre os que estão sentados segue sendo os mesmos, hora com tom de deboche pelo cheiro do cigarro, hora com tom de curiosidade sobre as possíveis aberturas que o teatro dá nos espaços onde são apresentados.
   Contudo, é cabível relembrar a cena em que é projetado o vídeo da atriz Fernanda Montenegro em que a mesma deixa claro a importância de que para ser um ator tem de querer estar naquele local, sem viver de imaginações e desejos, mas sim saber reconhecer que nada será fácil.
   Que mágica é esta que o teatro consegue em seus espectadores?
   Talvez seja nestas ações que surgem os novos amantes do teatro, o olhar desafiador com aqueles que representam e daqueles que irão representar. Neste momento imagino que sim, muitos que estão iniciando nesta área se imaginam como atores de filmes, novelas, pensando somente na glória, Paetês, realização de desejos entre outras coisas...
   Sobretudo, percebo que um simples elemento cênico é capaz de florar um desejo daqueles que observam toda a ação...
   Que venham os novos artistas cênicos, e que o desejo não seja passageiro, mas sim algo que com a dificuldade fortaleça.

-GuguPortugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário