terça-feira, 16 de julho de 2013

Impressões "Tatá: O Documentário"

     Enfim o dia tão esperado chegou

      Sábado, 13 de Julho de 2013. Já eram passado das 18:30min quando o público começou a dar às caras pelo espaço onde seria exibido "Tatá o Documentário". Em meio à aflição do tão chegado momento, os integrantes do Boca de Cena se revezavam em cumprir as funções pré-estabelecidas pelo grupo antes mesmo do dia da apresentação. Preparar os materiais a serem utilizados, posicionar as cadeiras para os convidados e deixar o local mais temático e com cara de Tatá.
      Enquanto não chegava o momento de exibir o Documentário, vídeos de projetos como "Nem te Conto" passaram para assim "aquecer" o público e levantar mais ainda a ansiedade dos próprios integrantes do Tatá na estréia.


E o momento chega, e junto dele olhares atentos.



      Da-se início o documentário, e enquanto os créditos estão passando, o público se mantém no seu silêncio total, seus olhos mal piscam e as mãos de alguns dos espectadores estão entrelaçadas com alguma do colega que está na cadeira ao lado.

      O documentário já desponta com uma ótima imagem, já no primeiro plano temos um quero-quero silencioso e que aparenta procurar algo,  uma imagem simples e poética.  Alias, a poesia está no conjunto entre as imagens dos ensaios do Grupo Tatá e as belas canções do então compositor Leandro Maia.
      Partindo da conversa informal sobre suas experiências, integrantes e ex-integrantes davam seu depoimento sobre o acolhimento, a amizade, as experiências e as transformações que haviam sofrido no tempo que estão ou estavam fazendo parte do grupo. Sorrisos, choros, suspiros e olhares perdidos, eram as mais notáveis das expressões visiveis a cada depoimento. 
      E a emoção?, bom isto não havia como se conter, entre seus sorrisos sinceros e o aperto no coração por estarem presente a este momento até então dito pela integrante, Alexandra Latuada após o término do Documentário,"momento histórico para o curso"
      Muitas histórias foram relatadas, e o corte entre o depoimento e as cenas do espetáculo possuiam a capacidade de nos transportar para o local onde a história se passava, nos fazia sentir, imaginar-se estar naquele espaço e até mesmo imaginar como se aquilas histórias ralatadas fossem conosco. As belas imagens produzidas na tela transpareciam com o cenário onde foi apresentado o documentário. Com o espaço mais temático onde continham objetos e vestes utilizadas pelo grupo, os espectadores observavam aquilo sentindo-se incluidos em cada cena que passava. 
      A maior emoção foi no momento em que a música "M´boitatá" de Leandro Maia tocou, a sensibilidade, o conjunto dos instrumentos e a nostalgia  prevaleceram naquele momento, fazendo assim com que o cair das lágrimas fossem inevitáveis. .
      "Tatá o Documentário" veio a ser um documentário com ar poético, sua composição entre o  relato e as cenas do espetáculo, fazia com que por poucas vezes se percebessem os cortes, como se tudo estivesse de forma sequencial. No seu término, o público acabou ficando com a sensação do "quero mais", pois a emoção e sensibilidade estavam presentes no Documentário desde seu início, meio e fim.


- GuguPortugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário