Estou pesquisando exercícios que estimulem o ator performático criador para meus alunos no Assis Brasil, onde realizo as aulas de estágio II de teatro ufpel.
Venho me debruçando sobre arte e cena e como a performance vem modificando a cena atual, os conceitos e experiencia no ato pode ser transfonadora e enriquecedor ao meio escolar.
Exercícios para o ato performático não brigar com o cotidiano:
dia 1
1- ocupar o menor e o maior espaço com os objeto que estão ex: mochilas, bolsas e jaquetas para não negar o cotidiano;
2- mexer o rosto e acordar o corpo;desenhando com o ombro e reverberando ao corpo sua iniciais;
3- utilizar a técnica do abraço "Pequenas ações terroristas: O Abraço"
4- trocar objetos com os colegas em silencio;
5- dispor esses abjetos pela sala como em uma galeria de arte; depois os colegas vão observar sua própria instalação seguida de textos sobre o que estão vendo.
Nuvens de possibilidades a partir da presença das pessoas;Limites do corpo;
dia 2
1-Aquecer o corpo, voz e a mente;
2- Dançar mexer o corpo;
3- moldar o corpo do outro através de imagens;
4-Jogar vôlei com outros objetos que os alunos vão escolher;
Tirar fotos dos participantes para fazer um mural de tiro ao
alvo; Com me relaciono com minhas imagens?
Como negociamos a passagem na performance?
Como se da a descoberta do corpo através dos objetos?
Frase do Jean Racine " O que é bom em segredo é melhor em Publico"
Estou lendo “O Homem e seus símbolos”, no capítulo "simbolismo nas artes plásticas" escrito pela Dra. Aniela Jaffé. Onde ressaltei esse citação da autora, Kandinsky escreveu em seu famoso ensaio A proposito em arte; “Cada época recebe sua própria dose de liberdade artística, e nem mesmo o mais criador dos gênios consegue transpor as fronteiras desta liberdade”
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