quinta-feira, 6 de junho de 2013

Manual Mínimo do Ator, de Dario Fo

Esse material foi retirado de um blog onde tem fichamento sobre o "Manual Mínimo" do Ator de Dario Fo.
Para quem quer pesquisar mais sobre o assunto vale apena ler todo o conteúdo que esta no link abaixo.


...fichamento de duas jornadas do livro ‘Manual Mínimo do Ator, de Dario Fo

O trabalho consiste no fichamento de duas jornadas do livro ‘Manual Mínimo do Ator, de Dario Fo. Designado pelo Professor Oswaldo Anzolin, na disciplina de Interpretação 1, no período 2008.2.

PRIMEIRA JORNADA

A COMMEDIA DELL’ARTE

O autor começa o livro definindo seu primeiro assunto, a Commedia dell’arte. A partir da exclamação de Carmelo Bene, de que a commedia dell’arte nunca existiu, ele afirma que todos os escritos sobre tal arte são de baixa qualidade, e não convencem.

ARLECCHINO, O GRANDE GARANHÃO

A primeira fez que o nome Arlecchhino aparece no papel, em 1585, foi para denunciar Ferruccio Marotti de garanhão. Porém, o primeiro a ter colocado a máscara de Arlecchino em cena, seria Tristano Martinelli. Personagens como o Arlecchino, faziam divertir-se tanto a classe mais popular, como até mesmo o rei e a rainha da França. Mas, os cômicos tornaram-se vagabundos e pilantras, perante todos. O autor também ressalta a teoria que afirma que toda a improvisação da trupe de cômicos, na verdade era toda marcada e ensaiada previamente, ou seja, eles não improvisavam diante do público, e isso é um ponto positivo para Fo.

TUDO TRUQUE E PREPARAÇÃO

Os atores possuíam um grande acervo de situações, diálogos e movimentos em sua própria mente, e com grande harmonia (timing) a impressão ao assisti-los é de magnífíca improvisação. Os cômicos possuíam também um grande domínio sobre o ofício, além de toda essa memória cênica.

OS RAMES E O OFÍCIO DO IMPROVISO

O conhecimento seria insuficiente se o ator não tivesse a capacidade de improvisar, parecendo dizer coisas pensadas naquele momento. Fo cita a experiência de Franca, descendente de artistas, ela viveu quando criança o clima da comédia italiana, para ela não existia a necessidade de ensaios, pois quando a trama era descrita, os atores já sabiam como se movimentar de acordo com seus personagens, e a atuação dava inicio a partir da improvisação.

DE ONDE NASCE A EXPRESSÃO COMMEDIA DELL’ARTE

Na idade média, o termo arte estava ligado ao ofício, por exemplo, “arte da lã”, “arte da seda”. Talvez essa seja uma teoria válida, a arte de fazer comédias, os cômicos dell’arte.

DIREITOS E PRIVILÉGIOS “SOBRE A PRAÇA”

A Commedia dell’arte era formada por atores profissionais, e entre os grupos havia certa rivalidade por conta de infiltrações de companhias em praças já utilizadas por outro grupo. Daí, vieram os pedidos para apresentações em locais fechados.

Nicoll, estudioso inglês, afirma que o termo arte tem relação direta com a qualidade, sendo assim, o dell’arte significaria de qualidade....

Nenhum comentário:

Postar um comentário