quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Teatro de Bonecos

   Chegou a hora de dirigir um trabalho, uma cena ou uma peça! É a cadeira de Encenação Teatral. Um dos trabalhos dessa disciplina é o aluno estar no papel de diretor. Isso para aprender e ter uma noção de como é comandar um trabalho, uma criação, como lidar com os atores, a dramaturgia, os aparatos técnicos necessários, o cenário, etc.
   Depois de ficar encantado com fantástico mundo apresentado pela companhia Mevitevendo, em um seminário na UFSM, decidi trabalhar com o teatro de bonecos, criar uma cena com bonecos. Os atores convidados tornam-se manipuladores. O desafio é colocar vida nesses bonecos feitos de papel e tecido, como fazê-los transmitir sensações, sentimentos, emoções, e como manipular para que se aproximem da movimentação humana, encontrar uma voz que seja coerente com sua aparência física.
   Os atores que convidei para participar do trabalho são a Ana Laura e Clevy. Criei uma boneca, apenas com sua cabeça e braços, para iniciar os trabalhos de manipulação. Essa boneca se chama Noêmia, Cigana Noêmia. As características de personalidade que defini para ela são que ela é curiosa, sedutora, feiticeira, muito vaidosa, adora usar jóias, gosta de abordar as pessoas que passam na rua, entre outras. Os objetos que fazem parte de seu cenário são cartas, jóias, pedras, incensos, velas e uma bola de cristal.  A partir de todas essas características os manipuladores tem a tarefa de passa-los à boneca, criando assim uma personagem. Na imagem abaixo está Clevy manipulando a Cigana Noêmia, no dia da mostra parcial de trabalhos da turma.


Por Juliano Bgass.

Nenhum comentário:

Postar um comentário