Bem, começaram essa semana as aulas de Estagio I do meu grupo. Nossa escola é a Castro Alves, localizada aqui no centro de Pelotas. Essa escola é muito boa, tem uma grande infraestrutura, muito espaço, sala de dança, sala de artes, pátio, brinquedos, parquinho e tudo mais que uma boa escola de educação infantil tem que oferecer. A faixa de idade de nossos alunos é de 3 a 5 anos, sendo que nossa turma tem mais de 10 alunos. Esse numero vai variar, pois as crianças estão em colonia de ferias, então todos os dias tem novos chegando, enquanto outros vão viajar com suas famílias.
Foi a primeira vez que Ana Laura, Clevy Reis e eu trabalhamos com crianças dessa idade, então não sabíamos ao certo como nossos pequenos iriam reagir com a nossa chegada. Pensamos que eles ficariam intimidados e com medo, e da mesma forma não iriam participar das atividades propostas. Mas foi o contrario que aconteceu. Ao entrarmos na sala fomos super bem recebidos por todos, ficaram muito felizes com nossa chegada e logo perguntaram o que íamos fazer juntos. Apenas dois alunos sentiram-se com medo e saíram da sala, o que é normal nos primeiros contatos com novos professores.
Passada a nossa apresentação, que foi super legal e divertida, partimos para a primeira brincadeira, onde pensamos que levaríamos muito tempo para ensiná-los, pois tinham que aprender uma musica e depois desenhar um rostinho nos dedos das mãos. Também nos enganamos! Eles já sabiam a musica toda, e sabiam até a coreografia dela. Pintar os rostinhos nos dedos foi super rápido e enquanto íamos pintando, alguns já precisavam ser retocados, pois as crianças ficavam brincando umas com as outras. Seguindo fizemos mais uma brincadeira em circulo, e eles aos poucos foram ficando entediados, e então dispersos. O caos estava instalado!
Partimos então para o parque do colégio, onde eles poderiam gastar suas energias e brincar com os colegas. Ai sim que o caos veio com tudo! Era criança para tudo que era lado, subindo nos brinquedos, jogando areia umas nas outras, subindo nos balanços... Ficamos espantados, pois eram muitas crianças para cuidar, então levamos todos, depois de muito trabalho para controlar a bagunça, para a hora do lanche, e assim nosso primeiro dia de estagio terminou.
Estávamos cansados, mas felizes por eles terem gostado de nós e já estavam aguardando o próximo dia de aula. Não sabíamos que eles iriam ser tão receptivos e ativos em aula. Quase todas as atividades do plano de aula foram feitas. Percebemos que eles ficam entediados com muita facilidade, e então não há o que fazer, senão partir para outra brincadeira. Outra coisa que percebemos é que eles adoram ouvir contos e histórias, e também gostam muito de cantar, e a partir disso vamos ter que mudar um pouco os nossos próximos planos de aula com atividades que os entretenham mais, como a hora do conto e canções que estimulem a imaginação deles.
Por Juliano Bohn Gass.
Nenhum comentário:
Postar um comentário