Filme fantástico!! Assisti essa semana e fiquei impressionado com a capacidade de prender a atenção com a maior simplicidade (aparentemente). Falo isso porque o filme não é uma super produção hollywoodiana, não é cheio de efeitos especiais, etc. o seu foco é a interpretação e a composição de cada personagem.
O filme se passa em épocas diferentes, e conta a história de três mulheres, e suas vidas se entrelaçam no livro "Mrs. Dalloway". Ele fala dos sentimentos delas, que são muito parecidos, como o fracasso, a desilusão a infelicidade.
A impressão que tive é de que essas mulheres vivem presas em seu mundo, em suas loucuras, em seus medos, e tudo o que acontece ao redor, todas as pessoas que as rodeiam, por mais que as amem e tenham vontade de ajuda-las, não parecem ser suficientes. Pelo contrario, as coisas que vão acontecendo só parecem piorar a situação, onde a unica solução para tanta tormenta pareça ser a morte, pois quando a morte chega, tudo acaba.
A personagem Virginia é a escritora desse livro, e mora afastada dos grandes centros, a pedido de seu medico. Não consegue mais conversar com seu marido, parece que a presença dele a incomoda fortemente. Não gosta das empregadas, acha que elas estão contra ela. A unica pessoa que ama muito é sua irmão, e essa não aguenta ficar em sua presença por muito tempo, pois é sufocante, desgastante, uma energia muito pesada que suga. A muito tempo ela se tranca por horas no quarto, engajada em escrever o livro, mas tem muita dificuldade. A cada dia que passa fica mais insatisfeita e infeliz, e não consegue enxergar em outra solução senão a morte. Então, em uma manhã, deixa uma carta escrita a seu marido, vai até o rio e suicida-se. Uma cana muito forte!
Laura é a segunda mulher. Ela vive em um casameto aparentemente tranquilo, porem seus sentimentos são falsos, ela se sente vazia e não tem mais forças para mudar a situação. Começa a ler o livro Mrs. Dalloway, e se identifica muito com ele. Influenciada pelo livro e por tudo que esta acontecendo em sua vida, tenta se matar, mas não consegue, e resolve encarar a vida.
Clarissa é a terceira personagem a ser retratada. É uma editora bem sucedida, e identificou-se também pelo livro de Virginia. vive uma relação de dez anos com outra mulher, e no momento o que mais quer é fazer uma festa para comemorar o sucesso do livro de seu ex-namorado Richard que agora esta debilitado pela Aids. Ela também não é feliz com sua parceira, e se sente muito presa ao ex-namorado. Em certo momento vai visita-lo e ele se suicida, após falar que os momentos que teve com ela foram os melhores da vida dele, mas que agora ela tem para ser livre. Depois disso, a festa acaba não acontecendo, e Clarissa fica aliviada, pois sua vida parece que vai tomar outros rumos.
Vale a pena assistir!! Segue abaixo o trailer do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário