quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Troca de conhecimentos em Oficina de Roteiro

Nessa segunda-feira, dia 22/10, tivemos uma Oficina de Roteiro no Boca de Cena. A oficina foi ministrada pelos alunos do Cinema (Du, Hiro e Tati Sato), aos alunos do Teatro (Lumi e Tati Duarte) e Thiago.
Não foi a primeira vez que tivemos uma oficina desse tipo no Boca. Logo em nossa primeira reunião, tivemos uma oficina com a professora Cíntia Langie sobre Roteiro Documentário, com a finalidade de nos auxiliar na confecção de um roteiro para nosso documentário sobre o Tatá. Ainda tivemos também uma oficina sobre Direção e Fotografia, onde fizemos uma breve introdução sobre roteiro cinematográfico, que resultou no roteiro para o vídeo-chamada do novo bolsista do projeto.


O objetivo dessa última oficina foi transmitir conhecimentos mais teóricos sobre a construção de um roteiro cinematográfico, com a finalidade da construção de um roteiro que será produzido por nós. Nos baseamos, principalmente, nos teóricos Syd Field e Robert McKee.
Explicamos qual a função e importância do roteiro dentro de uma produção cinematográfica, as diferenças entre roteiro e obra literária, estrutura narrativa, passo-a-passo e formatação. Tivemos uma troca de conhecimentos muito boa, na minha opinião, pois a oficina foi bem interativa. Falamos também de experiências anteriores com produções de curtas e o descaso para com a construção de personagens, algo fundamental para o trabalho de um ator e que me deixou muito atenta na construção de futuros roteiros que farei. Eu pude conhecer também um pouco mais do universo do Teatro e perceber que, apesar de ser uma arte diferente do Cinema, há muitos pontos em comum, inclusive dentro de roteiro.


Como dever de casa, quem assistiu a oficina deveria nos entregar a storyline, argumento e caracterização de personagens do nosso futuro roteiro. Já recebi alguns “trabalhos” e posso dizer que o que ensinamos na oficina, foi bem recebido pelos “alunos” e a resposta com o trabalho foi muito satisfatória para mim, enquanto “professora”.

Tatiana Sato

Exercício para construção do roteiro "Ana Surtada"

Storyline:
Uma mulher, entrando em uma sala totalmente banca, surta e coisas estranhas acontecem.

Argumento:
Ana abre uma porta, entra em uma sala, quando se depara que esta tem paredes totalmente brancas, as portas e janelas se fecham, a sala fica escura, e luzes se acendem. Ana se sente descontrolada, se descabela, quando tudo parece estar caótico, um telefone vermelho no canto da sala toca e Ana arregala os olhos.

Conflitos internos do personagem:
Ana desde criança tem medo da cor branca, sempre que entra em ambientes com esta cor ela é tomada por uma loucura e se descontrola, já fez análise sobre essa fobia, mas nunca resolveu seu problema. Ela é surtada, não consegue se controlar quando as coisas a incomodam, por mais simples que estas pareçam.
Ana adulta, estuda na Faculdade de Teatro em Pelotas, está em um projeto de extensão onde realiza diversas tarefas, uma deles é fazer ligações na sala adjunta do colegiado do curso dela, essa tarefa parece simples, mas quando Ana entra nesta sala, percebe que é totalmente branca, e quando vai usar a sala, ela surta, grita, e se descontrola, sacode os cabelos.

Tatiana Duarte

Relato sobre a oficina de roteiro 

Eu, Tatiana Duarte, participei de uma oficina de roteiro com a galera do cinema do nosso projeto, Tatiana Sato e Vitor Hiroshi. Percebi que o objetivo do pessoal era nós nortear na relação teórica que dá suporte na construção de roteiros, falamos sobre alguns tipos. Também nossa preocupação nos fez divagar sobre o ator e o personagem que os acadêmico de cinema quer quando nos chamam para fazer uma determinada cena. O tempo passou muito rápido que nem nos demos por conta, de tão legal que foi.Ter recebido as informações sobre roteiro e comentários pessoais deles sobre as pesquisas, compreendo que eles tinham se apropriado do conhecimento acadêmico adquirido. A troca de conhecimentos é super importante para nós, que somos de outro curso, e entender um pouco mais como essa galera se articula em suas organizações.

Postado por Tatiana Duarte e Tatiana Sato

Um comentário: