Para começar nosso trabalho com o grupo tata, observamos duas apresentação e dois ensaios. Colocamos para o Boca nossa visão sobre este trabalho, sendo assim cada componente ficou encarregado de descobrir como ou por que passam essas determinadas características para o público.
Fiquei responsável pela visão feminina e de onde vem esta feminilidade em alguns movimentos do espetáculo?
Durante as apresentações e ensaios que acompanhei o grupo, fiz perguntas e comecei a me questionar sobre os movimentos. Penso de onde poderia vir esta percepção à ideia feminina que as pessoas percebem na peça, afinal o grupo de dança-teatro Tatá em suas criações para o espetáculo "Tatá Dança Simões” se baseou em contos como o “o negrinho do pastoreio, a boitatá, Casos do Romualdo, Batendo orelha, Meu Rosilho Piolho e a enfiada de macacos”.
Ao ler sobre o espetáculo e estudar os contos de Simões Lopes sinto uma ligação forte com minha infância e com os pampas gaúchos. Simões Lopes alem de usar gírias e escrever focando a fala cotidiana e os cacoetes gauchescos, utiliza esta forma forte para demonstrar os sentimentos de perda, amor e orgulho.
Descobri que a criação dos movimentos não vem do personagem e sim do ator, foram utilizados relatos, histórias e acontecimentos pessoais que remetessem aos textos para buscar os sentimentos tratados nos contos. Acontecimentos essenciais na vida dos atores, deixando os atores em cena o tempo todo.
Este pode ser o motivo principal de minha pesquisa, porem ainda estamos trabalhando em nossos temas e tudo pode mudar. Sendo assim voltarei para concluir.
Ana Laura B.Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário