domingo, 3 de junho de 2012

SEDA Pelotas Jaguarão Uruguay

   A SEDA (Semana do Audiovisual) é um festival de cinema integrado em rede que tem como objetivo criar plataformas de circulação entre as mais de 50 edições no país. A programação envolve Oficinas, Mesas de Debate, Sessões de Cinema, Performances e outras manifestações artísticas com o princípio de formar novos pensamentos e de conectar agentes locais para criar e fortalecer as estruturas da produção audiovisual. A SEDA é organizada pelo Clube de Cinema, frente audiovisual do Fora do Eixo, que pensa a estruturação das cenas locais, criando vias de escoamento da produção emergente, abrindo rotas para circulação dos agentes que buscam fortalecer um novo mercado cultural.

   Ocorrendo pela primeira vez em Pelotas, o evento acontece de 4 a 9 de Junho em diferentes locais da cidade, dentre eles: UFPel, UCPel, SESC, escolas públicas e Coletivo Munaya.

   Além das atividades em Pelotas, a SEDA será integrada às cidades de Jagurão e Rio Branco. A idéia é justamente romper os limites geográficos através da arte e cultura, mais especificamente através do audiovisual.

   Em Jaguarão/Rio Branco as atividades ocorrerão em lugares como escolas, liceo, COOADESPS, AAPAE,CAPS Sitio Renascer,Corredor das Tropas, Pista de Skate entre outros.A realização é da Secretaria de Cultura e Turismo, Sotaque Coletivo, coletivo de alunos da UNIPAMPA, Secretaria de Cultura de Rio Branco e Fora do Eixo e conta com o apoio da Red de Circulacion de Contenidos Audiovisuales (RED CCA), Instituto de Cine y Audiovisual del Uruguay (ICAU), Restaurante Rafa, Hotel Sinuelo, Bar Regente,Megastore,Madeirão e Élida Calçados.

   A SEDA, pautada pela Economia Solidária, utiliza-se da moeda complementar Fora do Eixo Card, para fomentar as trocas entre os agentes culturais durante os eventos, além de viabilizar diversas atividades da programação por meio de trocas entre entidades parceiras. Além disso, buscando o fortalecimento e a ampliação da rede de trocas do Fora do Eixo Card, as inscrições para as oficinas da SEDA são realizadas através de troca de serviços e/ou produtos com o público interessado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário