domingo, 24 de junho de 2012

Impressões sobre o Tatá em Piratini: Primeira vez

   Para a produção do documentário sobre o Projeto Tatá, meu foco observativo é sobre a primeira vez, seja dos bailarinos, seja da diretora do espetáculo.
   Em Piratini não pude observar a questão da primeira vez dos membros do grupo se apresentando, pois foi em Porto Alegre que muitos se apresentaram pela primeira vez, mas na entrevista realizada pelo Boca de Cena, notamos que os membros sentem essa questão bem forte, pois além da primeira apresentação pelo Tatá há a responsabilidade de fazê-la da melhor maneira para não prejudicar o grupo.


   Ainda dentro do meu foco observativo, pude levantar outros pontos dentro do espetáculo. Originalmente, o espetáculo tinha uma formação de bailarinos muito diferente da apresentada atualmente, isso deve-se ao fato de membros acabarem se machucando e sendo necessário substituí-los. Devido a isso, pude notar que alguns dos bailarinos escolhidos para fazerem  a substituição ainda não adquiriram a confiança necessária na hora da apresentação, até mesmo porque eles tiveram pouco tempo para prepararem o novo personagem, além de terem que decorar uma nova coreografia e assumirem uma nova responsabilidade.


   Essas observações foram levantadas a partir da apresentação em Piratini, no entanto, devido ao acompanhamento direto que temos feito do grupo, principalmente nas escolas, notei que o Tatá tem que fazer alterações e adaptações em toda nova apresentação, seja em decorrência do espaço, seja em decorrência do bailarinos, por isso é possível notal que em certos momentos os bailarinos perdem o ritmo do espetáculo e estão inseguros quanto ao local da apresetação.


   Trato toda apresentação do Tatá como uma primeira vez, porque a cada novo evento eles têm que encarar novos espaços, público diferente, além disso o estado emocional dos integrantes do grupo também varia muito, mas é possível notar um avanço na apresentações, principalmente no quesito evolução dos membros do grupo, digo isso pois, a partir do primeiro ensaio que vi e da última apresentação que assisti, puder notar uma clara evolução dos bailarinos, que cada vez mais vão entrando no personagem e espetáculo.

Postado por Tatiana Sato

Nenhum comentário:

Postar um comentário