domingo, 6 de maio de 2012

Encontro do PIBID-TEATRO

   Aconteceu na semana passada o Encontro do PIBID-TEATRO - Praticas Pedagógicas e Formação do Professor de Teatro. Na tarde de quinta-feira no Teatro do COP ocorreu a Mesa-redonda: “Ser professor de Teatro”, com o Prof. Mateus Gonçalves, Prof ª Mônica Bonatto e Prof ª Maureen Montovani, e a noite a Palestra: “Drama e Teatralidade”, com a  Prof.ª Heloíse Baurich Vidor.
   As oficinas aconteceram na sexta-feira: na Sala do Globo da AABB a oficina ‘1, 2, 3 e já! Corpos brincando!’, ministrada pelo Prof. Mateus Gonçalves, no tablado a oficina ‘Para começo de conversa’: teatro nas séries iniciais do ensino fundamental, ministrada pela Prof.ª Mônica Bonatto, e na sala dos Troféus da AABB a oficina‘Texto e Jogo’, ministrada pela - Prof.ª Maureen Montovani. Essas três oficinas tinham como objetivo principal promover a troca de ideias e experiências dos seus participantes, a partir do dialogo e atividades praticas.

   Eu participei da oficina ministrada pela Prof.ª Mônica Bonatto. Conversamos muito sobre a pratica na sala de aula, o dia a dia de um professor de teatro, as dificuldades pelas quais ele passa, as maneiras de como cativar a atenção do alunos, entre muitas outras coisas. Também fizemos alguns jogos teatrais, que a Profª Monica aplica aos seus alunos. Foi muito válida a troca de experiencias!



   Seguindo a programação na sexta feira a noite, no Teatro do COP foi apresentado o Espetáculo “Uma Lady Macbeth”, inspirado no modelo de ‘aula espetáculo’, dirigido por Edélcio Mostaço, e concepção e atuação de Heloise Baurich Vidor. O desenrolar desta aula-espetáculo procurou aproximar o espectador da trama, através da aparição de seus principais personagens: Macbeth e Lady Macbeth, compartilhando e assumindo a dificuldade de contar esta história tão rica de detalhes e acontecimentos extraordinários.
   E para finalizar, na manhã de sábado no Conservatório de Música da UFPEL a oficina integrada de arte: “Hélio Oiticica, o sol do novo mundo”, que estava focada nas questões abertas em torno da performance e suas múltiplas possibilidades, percebida da perspectiva dos estudos performáticos.


Juliano Bgass

Nenhum comentário:

Postar um comentário