quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Deixo aqui algumas reflexões entre teatro e política

   Na vida cotidiana e também na extra cotidiana, estamos sempre em um estado de ação e reação. Somos movidos e influenciados pelo meio, da mesma maneira que também intervimos nele.

   Carregamos em nossas ações, em nossos argumentos e em nossa forma de expressão uma série de codificações, ou seja, uma série de informações que nos foram transmitidas ou adquiridas.

   Pode-se dizer que o mesmo acontece com o teatro, partindo do princípio, que o teatro é feito por homens e, portanto também de política, pois essas idéias ou ideais não são dicotômicos.

   O teatro, por ser um veículo que se comunica com o espectador, faz com que mensagens ou signos cheguem até ele podendo influenciá-lo ou instigá-lo em sua vida pessoal ou profissional. Muitas vezes essas mensagens são decodificadas ao longo dos dias, no caso, pós- espetáculo.

   Política é uma posição, uma postura, uma ferramenta e, nesse sentido, não há espaço para a “não-expressão”, para a “imparcialidade” ou para a “inexpressividade”, pois a palavra, o gesto e a ação revelam situações históricas ou contextuais que criam um elo com o espectador no momento em que permite tal leitura do que lhe é apresentado.

   Não há como afirmar que o teatro não é politizado, pois a política está em tudo, porém, é nítido que muitos grupos ao invés de manifestar sua posição ideológica preferem semear no espectador tal reflexão. O que é, na verdade, uma decisão política e crítica, que estimula, que forma opinião.

   Em suma, podemos dizer que esses dois mecanismos: Política e Teatro, estão interligados como ferramentas que se completam em si.

  Podemos classificar grupos que carregam essa politização mais nitidamente, como podemos também assistir um espetáculo sem conseguir classificar imediatamente seu conteúdo e forma, mas se dedicarmos nossos estudos ao período histórico da obra ou do autor, certamente conseguiremos classificar questões políticas que vão muito além do que se refere a governo ou partidos políticos.

O que vocês pensam sobre isso?
Deixo claro, que nesse texto, procurei me abster de teóricos.
Apenas reflexões para exercício da mente e da escrita.


Postagem de Tai Fernandes, graduanda do curso de Teatro da UFPel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário